Formação da GCM

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, tem entre suas prioridades o apoio à formação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para atuação em sintonia com os princípios dos direitos humanos.

De acordo com a Meta 34, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana deverão capacitar 6.160 agentes da Guarda Civil Metropolitana em direitos humanos e 2.000 em mediação de conflitos.

A Guarda tem como foco o cidadão e prioriza a atenção à escola, ao patrimônio, ao meio ambiente, à população em situação de rua, aos idosos, aos deficientes, aos servidores municipais e à mediação de conflitos.

Portanto, a Coordenação vem qualificando permanentemente a GCM, para que ela possa estar alinhada com a ideia de uma segurança urbana cidadã e afeita à cultura dos direitos humanos. O ciclo de formação da GCM foi iniciado pelo Seminário Segurança Urbana e Promoção dos Direitos Humanos (10 a 15 de junho de 2013) e complementado por cursos de direitos humanos no formato EAD (em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública) e por cursos de mediação de conflitos (em parceria com a Escola Nacional de Mediação, ENAM, da Secretaria da Reforma do Judiciário/MJ).