16ª Semana de Valorização do Patrimônio: Dinâmicas da preservação

16 a 20 de agosto a partir das 17:00

A 16ª Semana de Valorização do Patrimônio será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto, por meio de 5 encontros on-line com transmissão nos canais do YouTube e Facebook do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

Com o tema “Dinâmicas da preservação”, o evento tem como objetivo a promoção de um amplo debate sobre as perspectivas do patrimônio cultural para a cidade de São Paulo, abordando algumas das principais questões atuais relacionadas à sua preservação.

Contando com a participação de representantes de coletivos, instituições e profissionais da área, espera-se que o evento seja um espaço para compartilhamento de ideias e práticas, aproximando os diversos agentes atuantes na preservação do patrimônio cultural na cidade.

Convidamos todos os interessados a participarem assistindo às transmissões ao vivo das mesas de discussão e enviando perguntas e comentários nos chat. Além das mesas, a 16ª Semana de Valorização do Patrimônio contará com um mural colaborativo de ideias, como espaço virtual de encontro, registro de memórias e impressões sobre o patrimônio cultural na cidade. O quadro ficará aberto para participação do público durante toda a semana de realização do evento, por meio de link. Como convite à participação de todos neste quadro colaborativo, perguntamos: Qual o papel do patrimônio na cidade do futuro?

 

16ª Semana de Valorização do Patrimônio:
Dinâmicas da preservação

Programação:


16/08
17h - 17h30: Abertura do evento
Alê Youssef, Secretário Municipal de Cultura / Maria Emília Nascimento Santos, Diretora do Departamento do Patrimônio Histórico

17h30 - 19h: Mesa 1 - Mesa de Abertura
O encontro tem como proposta discutir a multidisciplinaridade de abordagens, agentes e práticas no campo do patrimônio cultural, abordando questões relacionadas aos desafios da salvaguarda do patrimônio material e imaterial.

Palestrante:
Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz
Mediação: Maria Emília Nascimento Santos (SMC/DPH)
17/08
17h - 19h: Mesa 2 - Patrimônio da saúde e da ciência
A partir da apresentação de estudos de caso, a mesa propõe discutir as dinâmicas de preservação de edificações protegidas como patrimônio cultural, nas quais funcionam importantes instituições relacionadas ao tema da saúde e da ciência, considerando a relevância do tema na atualidade.

Convidados:
Anderson Félix de Sá | Patrimônio arquitetônico no Instituto Butantan
Renato Gama-Rosa Costa | Ações de Conservação em Patrimônio Institucional: a experiência do DPH da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Adda Ungaretti e Amanda Caporrino | Do passado ao presente: reflexões sobre o patrimônio relacionado à hanseníase no contexto da pandemia de Covid-19
Mediação: Walter Pires (SMC/DPH)

18/08
17h- 19h: Mesa 3 - Patrimônio “oculto”: arqueologia urbana e memória na cidade
A mesa tem como tema principal a arqueologia urbana e sua relação com a memória, a partir da discussão de casos no Brasil e na Argentina.

Convidados:
Daniel Schávelzon (Argentina) | A arqueologia urbana: um novo desafio
Rafael de Abreu e Souza (Brasil) | 
Mediação: Paula Nishida (SMC/DPH)

19/08
17h - 19h: Mesa 4 - Desafios da atuação do DPH
A partir de temas presentes no debate público na atualidade, o encontro tem como proposta discutir os desafios de atuação do DPH, considerando os diferentes núcleos do órgão e suas atribuições. Pretende-se debater sobre as problemáticas recentes envolvendo as narrativas e a representatividade dos monumentos no espaço público, os desafios na análise de projetos e intervenções em bens tombados e áreas envoltórias, bem como sobre os diferentes instrumentos de proteção e processos de reconhecimento do patrimônio cultural.

Convidados:
Alice de Almeida Américo | A mudança de narrativas da arte pública em uma cidade ativa
Lícia M. A. de Oliveira Ferreira | Intervenções Contemporâneas em bens tombados: limites e potencialidades
Luca Fuser | A identificação do patrimônio cultural em São Paulo: panorama e desafios atuais
Mediação: Maria Emília Nascimento Santos (SMC/DPH)

20/08
17h - 19h: Mesa 5 - O cidadão no centro do debate
A mesa tem como tema a participação do cidadão nas dinâmicas de preservação do patrimônio cultural na cidade de São Paulo, a partir da experiência de coletivos e instituições que atuam em defesa da memória nos diferentes territórios da cidade.

Convidados:
Abílio Ferreira, representando o Instituto Tebas|Há 36 anos escrevi uma história, provocado pela experiência que vivemos hoje
Marcella Arruda, representando o instituto A cidade precisa de você! | Salvaguarda de uma Cidadania Ativa
Renata Eleutério, representando o CPDOC Guaianás |Patrimônio, periferia e a luta pela memória
Lucila Lacreta, representando o Movimento Defenda São Paulo |Patrimônio Urbanístico - Preservação de bairros e cidades com qualidades culturais e ambientais significativas
Mediação:Priscila Machado (SMC)