Chácara Lane irá receber obras de restauro e conservação

A antiga sede da Biblioteca Circulante passará por obras de restauro e readequação às normas de acessibilidade para transformar-se na sede do Departamento do Patrimônio Histórico

O imóvel pertence à municipalidade desde 1944, quando foi oferecida a ela pelo seu último proprietário, Lauriston Job Lane. O imóvel foi originalmente uma chácara no final do século 19 e a mais antiga informação que se tem da propriedade do imóvel é sobre ela ter sido propriedade do reverendo George Chamberlain, que lecionava na Escola Americana, origem do Instituto Mackenzie.

Esta não é a primeira intervenção na construção. Em 1993, o imóvel foi totalmente restaurado segundo projeto do Departamento do Patrimônio Histórico. Nessa obra a cobertura teve todo o madeiramento recuperado, houve restauração de pisos de tábuas de madeira ou cerâmica, além de revisão de instalações elétricas e hidráulicas.

O edifício tombado pelo Conpresp em 2004 tem dois pavimentos com área de 480 metros quadrados e abriga a seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade desde 1995.

Desde a última reforma a construção teve manutenção deficiente, o que contribuiu para que infiltrações e desgaste do sistema de calhas e condutores ocorressem. A obra que será iniciada em breve contemplará os problemas estruturais da construção, restauro das pinturas decorativas e ornamentos da fachada, além de recuperação dos forros do telhado. Atualmente o prédio não é acessível aos portadores de necessidades especiais, mas a adequação das instalações do prédio a esses freqüentadores está prevista nesta intervenção.

A obra está orçada em R$ 1,2 milhão e será realizada pela empresa Fazer Construções e Engenharia Ltda, com prazo de conclusão estimado em nove meses.

Biblioteca Circulante inicia transferência para prédio principal da Biblioteca Mário De Andrade