Fotografia Publicitária Brasileira


19 de novembro de 2016 a 02 de abril de 2017

Esta mostra reúne mais de setenta profissionais da fotografia publicitária brasileira atuantes nos últimos 60 anos. Desde as primeiras imagens realizadas no final dos anos 1950 até imagens produzidas em 2016. O conjunto exibido não apenas traça a evolução do discurso imagético da publicidade como também traz os principais produtos e suas campanhas que marcaram de algum modo a cultura brasileira e pontuaram hábitos de consumo.

Um núcleo pioneiro formado por German Lorca, Henrique Becherini, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, Otto Stupakoff, Sergio Jorge e Thomaz Scheier, ao lado de Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marcio Scavone, Orlando Azevedo, Klaus Mitteldorf, Daniel Klajmic, Marcos Magaldi, Luis Crispino, Meca, Tony Genérico, Du Ribeiro e dezenas de outros profissionais que trabalharam duramente para qualificar a fotografia publicitária brasileira do ponto de vista técnico e estético e inseri-la no circuito internacional através de campanhas premiadas.

Vale destacar o papel fundamental desempenhado pelas agências de publicidade que potencializaram a imagem fotográfica como signo convincente e persuassivo da mensagem publicitária. As agências brasileiras estão entre as melhores do mundo e a fotografia publicitária é parte dessa complexa engrenagem mercadológica que seduz o consumidor pela criatividade e singularidade da imagem.

Esse olhar panorâmico sobre essa produção se completa com uma pequena sala munida de telas dedicadas à projeção de centenas de imagens como se fosse um imenso caleidoscópio que trouxesse para o presente parte expressiva do melhor da fotografia publicitária realizada no Brasil. Impossível não se emocionar diante dessa incrível história que nada mais é do que a memória coletiva e massiva que atravessou diversas gerações.

Pesquisador e curador, Rubens Fernandes Junior