Share





Beco do Pinto

A Casa da Imagem administra o Beco do Pinto, antiga passagem entre o Solar da Marquesa de Santos e a Casa nº 1, atualmente destinado a abrigar projetos de artistas contemporâneos desenvolvidos especialmente para o espaço. O Beco do Pinto, conhecido também como Beco do Colégio , era uma passagem utilizada na São Paulo colonial para o trânsito de pessoas e animais, ligando o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí. Atualmente, juntamente com a Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos, constitui um significativo conjunto arquitetônico, histórico e cultural.

Seu nome relaciona-se ao sobrenome do proprietário da casa ao lado do logradouro, o Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes Leme, e às suas desavenças com os vizinhos e a Municipalidade por ter fechado o acesso ao Beco em 1821. Em 1826, a passagem foi reaberta e recebeu da Câmara o nome oficial de Beco do Colégio. No ano de 1834, a Marquesa de Santos, ao comprar este imóvel de um dos herdeiros do Brigadeiro Pinto, conseguiu, da Câmara, o fechamento da passagem. Após a reabertura da ladeira do Carmo em 1912, atual Av. Rangel Pestana, o Beco perdeu sua função e foi definitivamente desativado.

Vestígios de calçadas do século XVIII em dolomita, tijolo e paralelepípedo, assim como fragmentos de louça, vidro, cerâmica, ossos e grafite e, também, material usado para autópsia como estiletes e facas pertencentes à delegacia de polícia que funcionou no local no início do século XX, foram coletados durante as prospecções arqueológicas executadas pelo convênio de 1979, firmado entre a Prefeitura e o Museu Paulista.

As escadas, grades e portões foram executados de forma a implementar uma versão moderna, sem perder as características anteriores. Vitrines com vestígios dos antigos calçamentos foram montadas no local nas obras de restauro da década de 1990, quando passou a integrar o circuito cultural da cidade de São Paulo.


‘Beco do Pinto’

Also known as the ‘Beco do Colégio’ (‘College Alley’), this was a passageway used in colonial São Paulo for the movement of people and animals, connecting the 'Largo da Sé’ (‘Cathedral Square’) to the meadows of the River Tamanduateí. Currently, together with the ‘Casa da Imagem’ and the ‘Solar da Marquesa de Santos’, it forms an important architectonic, historical and cultural grouping.

The space’s name is related to the surname of the owner of the house next door, Brigadier José Joaquim Pinto de Moraes Leme, and to the quarrels he had, not just with his neighbors but also the city, for having closed off access to the alley in 1821. The throughway was reopened in 1826, receiving the official name of ‘Beco do Colégio’ from the Chamber. In 1834, upon buying this building from one of Brigadier Pinto’s heirs, the Marchioness de Santos managed to get the Chamber to officially close the thoroughfare. After the opening of Avenue Rangel Pestana in 1912, the old ‘Ladeira do Carmo’, the ‘Beco’ was no longer used and was definitively taken out of service.

Traces of paving from the 18th century in dolomite, brick and cobble, and also fragments of crockery, glass, bones and graphite, as well as material used for autopsies, such as scalpels and knives belonging to the police station which operated at “House # 1” at the start of the 20th century, were collected during archeological digs conducted by the convention which met in 1979 and which involved the Historical Heritage Department and the ‘Museu Paulista’.

The stairs, bars and gates which exist today were installed during the restoration carried out in 1992, as a way of implementing a modern version, without losing the previous characteristics. The archeological windows showing traces of the old paving were also maintained.

The old passage between the ‘Solar da Marquesa de Santos’ and the ‘Casa da Imagem’, following the restoration which finished in 2011, has been converted into a space for visual poetry and creation, housing artistic installations that establish a dialogue between today and the history that the two institutions and the architectonic grouping on Rua Roberto Simonsen represent.

Serviço: Beco do Pinto
Funcionamento:
terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita

Endereço:
Rua Roberto Simonsen, s/nº - Centro
CEP 01017-020 - S Paulo-SP
Metrô Sé
tel 11 3106-5122 (Casa da Imagem)

contato.casai@prefeitura.sp.gov.br