O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

O Escritor na Biblioteca

Grandes escritores brasileiros e alguns estrangeiros vêm discutindo princípios e valores universais em  palestras  realizadas nas bibliotecas públicas de São Paulo desde 1981, quando  os Departamentos de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura implantaram o projeto O Escritor na Biblioteca.

No encontro, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores. Além de estimular a criação literária e o gosto pela leitura, o projeto contribui com a divulgação das obras dos autores nacionais. Muitos dos melhores escritores brasileiros já participaram dos encontros, como Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Lya Luft e Lygia Fagundes Telles. Em suas intervenções, os escritores nos ajudam a entender melhor a importância da palavra e da literatura, bem como as transformações que hoje definem o mundo à nossa volta. 

Nos anos mais recentes do projeto, merece destaque o evento comemorativo 450 Encontros na Paulicéia: o Escritor nas Bibliotecas, que em 2004 celebrou o 450º aniversário da cidade de São Paulo. Foram convidados em torno de 50 escritores, que promoveram mais de 450 encontros durante o ano em todas as bibliotecas municipais, bibliotecas dos CEUs, bosques de leitura e pontos dos ônibus-biblioteca.  Em  2006, o ciclo de debates A Paixão pela Literatura: dos Clássicos à Nova Geração, ocorreu nas bibliotecas Alceu Amoroso Lima e Cassiano Ricardo sob a coordenação do crítico literário Manuel da Costa Pinto, e contou com a participação dos escritores Fernando Bonassi, Glauco Mattoso, Renata Pallottini e Marcelino Freire.

Após uma interrupção de três anos, O Escritor na Biblioteca voltou em 2010 com mais de uma centena de encontros na cidade com autores nacionais e internacionais. Dentre os escritores estão a primeira grande escritora brasileira negra Ruth Guimarães, o indígena Daniel Munduruku, o cronista e dramaturgo Mário Prata, o cineasta Fernando Bonassi, o jornalista Xico Sá e o moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.

Em  2011 o projeto continuou e reuniu os autores Alessandro Buzo, Alice Ruiz, Allan da Rosa, Carlos Tramontina, Daniel Munduruku, Gazy Andraus, Geni Guimarães, Heloísa Prieto, Januária Cristina Alves, José Geraldo Rocha, Kátia Canton, Laudo Ferreira Júnior, Márcia Tiburi, Mario Dimov Mastrotti, Menalton Braff, Olívio Jekupê, Rosana Rios, Sacolinha, Sérgio Sá, Sérgio Vaz e Spacca. Em setembro, a Biblioteca Monteiro Lobato  realizou um encontro especial com escritores. Houve lançamento de títulos infantis, exposição de livros originais, oficina de ilustração com carimbo, montagem de painel com colagens e contação de histórias. Participaram do evento os autores Ana Guima, Anna Flora, Bartolomeu Campos Queirós, Bel Assunção Azevedo, Bettina Bopp, Carlos Moraes, Cesar Landucci, Deborah Engelender, Guto Lacaz, Jayme Loureiro, João Loureiro, Laerthe de Moraes Abreu Jr, Luise Weiss, Ricardo Azevedo, Sylvia Helena Boock, Vivian Braga e Walter Ono..

Em 2012 estiveram presentes os autores Lenice Gomes, Wiill e Daniel Esteves, João Gomes de Sá, Thaís Matarazzo, Olívio Jekupê, Alessandro Buzo, Andrea Sadocco, Eliezer Muniz (Neka)m Érica Peçanha, Ronaldo Simão da Costa, Zé Sarmento, Lalau e Laurabeatriz, Beth Ziani e Mahê Machado, Ricardo Lísias, Allan Regis – Mil horas sem fim, Gabriel Bá e Fábio Moon e o Lançamentos dos livros - Diário das quatro estações – Um olhar sobre as estações do ano e Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras.

Em 2013 Os convidados foram Pingo de Fortaleza, Toni C., Bruna Beber, Giba Pedrosa, Paulo Lins e Fernando Gonsales. Dando continuidade, em 2014, estiveram presentes nas bibliotecasBrunno Almeida Maia, Aline Abreu, Raquel Matsushita, Daniela Padilha, Renato Moriconi, Renata Bueno, Claudio Fragata, Jean-Claude R. Alphen, Christina Dias, Gilles Eduar, Palestras e Debates - 50 anos do golpe: Ditadura nunca mais e Bate Papo com o autor Brunno Almeida.

Confira as programações dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014

logo SMB