LINGUAGENS

BIBLIODIVERSIDADE -É a diversidade cultural aplicada ao mundo do livro e das editoras. Provavelmente nascido na América Latina, o conceito se difundiu rapidamente no mundo hispânico e francês durante a década de 1990. Agora usado frequentemente pelos editores independentes, autores e ONGs, defendendo e promovendo a diversidade cultural. O dia 21 de setembro foi declarado pelos editores independentes “Dia da Bibliodiversidade” (Wikipedia)

BRINCANTE - atividades relacionadas a brincadeiras de infância, jogos de tabuleiros.

CIRCO - pode ser representada por uma companhia ou coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como o palhaço, o malabarismo, o monociclo, a acrobacia, o contorcionismo, o ilusionismo, o equilibrismo, entre outros.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - é a atividade de transmitir paralvras, imagens e sons através da narração de histórias, podendo ter animação, utilização de bonecos, cenários e música.

O ESCRITOR NA BIBLIOTECA - No encontro, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores. Além de estimular a criação literária e o gosto pela leitura, o projeto contribui com a divulgação das obras dos autores nacionais.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - é uma manifestação que pode conter diversas linguagens artísticas envolvidas.

INTERVENÇÃO LITERÁRIA - pode conter diversas atividades voltada ao incentivo à leitura, como por exemplo a mediação de leitura, feira de livro, clube e/ou clubinho do livro entre outras.

MEDIAÇÃO DE LEITURA - é muito importante para despertar o interesse pelos livros, e é realizada por um mediador de leitura.

MÚSICA - são atividades ligadas a diversos estilos musicais, havendo possibilidade de ser direcionada ao público infantil, jovem, adulto ou para todas as idades.

OFICINA - são atividades voltadas para diversas linguagens e públicos. É possível aprender algum ofício ou aprimorá-lo dependendo da temática e duração da oficina.

TEATRO - é uma forma de arte, realizada através de histórias interpretadas por ator/atriz, grupo ou coletivo.

SARAU - é um evento cultural que pode envolver poesia, dança, música, leitura de livros, pintura e teatro.

VOZES PERIFÉRICAS - O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.