Festivais "A Arte de Contar Histórias"

Iniciado em 2005, o Festival A Arte de Contar Histórias ocorreu anualmente em outubro, em função do mês da criança.

Durante séculos, a milenar arte de Contar histórias nos foi transmitida por meio da oralidade, o que até hoje, nos encanta. Contos, fábulas e lendas, hoje também por meio da escrita, permitem-nos ampliar o acesso a conteúdos significativos que esta literatura contém.
O Festival A Arte de Contar Histórias foi pensado a partir desse contexto, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer diversas maneiras de se contar uma história e também favorecer o acesso a essa literatura, disponível nas bibliotecas da cidade.
Este Festival foi consolidado no calendário de eventos da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas devido à repercussão e grande sucesso de todas as suas edições ocorridas desde 2005.
Realizado normalmente no mês de outubro, foram doze edições que ofereceram gratuitamente às pessoas de todas as faixas etárias uma programação especial e um repertório de histórias diversificado e de qualidade. As primeiras edições do evento foram iniciadas na Biblioteca Temática de Contos de Fadas Hans Christian Andersen, que oferecia oficinas, mesas-redondas e palestras com representantes do gênero. Na sequência, durante quase duas semanas, as Bibliotecas, os Bosques da Leitura, Pontos de Leitura e roteiros do Ônibus-Biblioteca tiveram atividades reunindo contadores de diferentes estilos, encantando os participantes.

IV Festival A Arte de Contar Histórias

II Festival “A Arte de Contar Histórias“ - Entre os dias 17 e 27 de 2006, estão programadas atividades com contadores de histórias em 20 bibliotecas da cidade e 4 bosques da leitura.

IV “Festival A Arte de Contar Histórias“

IV Festival A Arte de Contar Histórias - De 14 a 26 de outubro de 2008, as contações de histórias acontecem em 34 Bibliotecas da cidade de São Paulo e em 6 Bosques da Leitura.

V Festival “A Arte de Contar Histórias”

V Festival A Arte de Contar Histórias - Programação por data - Contação de histórias em 40 bibliotecas, cinco Bosques da Leitura, quatro roteiros do ônibus-Biblioteca e dois Pontos de Leitura, no período de 17 a 25 de outubro de 2009.
V Festival A Arte de Contar Histórias - Programação por local - Contação de histórias em 40 bibliotecas, cinco Bosques da Leitura, quatro roteiros do ônibus-Biblioteca e dois Pontos de Leitura, no período de 17 a 25 de outubro de 2009.

VI Festival A Arte de Contar Histórias - Libras

VI Festival A Arte de Contar Histórias em Libras - Veja as bibliotecas onde as contações terão interpretação em Libras para surdos.
VI Festival A Arte de Contar Histórias - Programação por data - Contação de histórias em 41 bibliotecas, sete Bosques da Leitura, três roteiros do ônibus-Biblioteca e três Pontos de Leitura, no período de 16 a 24 de outubro de 2010 

VII Festival a Arte de Contar Histórias

VII Festival a Arte de Contar Histórias - De 15 a 23 de outubro de 2011 acontece a sétima edição do Festival “A Arte de Contar Histórias” em 40 bibliotecas, 9 Bosques da Leitura, 5 Pontos de Leitura e 36 roteiros dos Ônibus-biblioteca. 

VIII Festival "A Arte de Contar Histórias"

VIII Festival A Arte de Contar Histórias  - De 15 a 20 de outubro de 2012 acontece a oitava edição do Festival A Arte de Contar Histórias nas Bibliotecas Públicas e Pontos de Leitura.

IX Festival A Arte de Contar Histórias

IX Festival A Arte de Contar Histórias - De 20 a 27 de outubro de 2013 acontece a nona edição do Festival “A Arte de Contar Histórias” nas Bibliotecas Públicas, Pontos de Leitura e roteiros dos Ônibus-biblioteca. Alteração do título para 

X Festival A Arte de Contar Histórias .

X Festival A Arte de Contar Histórias 
Em 2014 o Festival amplia a sua atuação além dos espaços do Sistema Municipal de Bibliotecas com parceria em Terminais Urbanos de Ônibus e praças públicas, em sintonia com o desejo do paulistano de permanecer no espaço público e ocupar a cidade por meio da convivência cultural. Além das narrações orais, durante o Festival haverá mini-cursos básicos, avançados, palestras, shows, teatro e sarau de contos tradicionais.

X Festival A Arte de Contar Histórias - Bosques de Leitura - O trabalho de contação de histórias é um dos principais projetos da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Veja a programação do 10º festival nos Bosques de Leitura. 

X Festival A Arte de Contar Histórias - Pontos de Leitura - Veja a programação do 10º festival nos Pontos de Leitura, projeto de contação de histórias da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas e Circuito infantil.

X Festival A Arte de Contar Histórias -Ônibus-Biblioteca - Veja a programação do 10º festival nos roteiros dos ônibus-biblioteca, projeto de contação de histórias da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas.

XI Festival A Arte de Contar Histórias

XI Festival A Arte de Contar Histórias
O XI Festival A Arte de Contar Histórias - MBYA KAUJO MOBEUA acontece entre os dias 17 e 24 de outubro de 2015, em várias bibliotecas e equipamentos da Cultura, participe!

XII Festival A Arte de Contar Histórias – Caminhos do Maravilhoso

XII Festival A Arte de Contar Histórias – Caminhos do Maravilhoso
De 21 a 29 de outubro de 2016,  em diversos equipamentos do Sistema Municipal de Bibliotecas acontece o Festival de Contação de Histórias com o tema Caminhos do Maravilhoso.