FORTALECIMENTO DA GESTÃO

A Divisão de Fortalecimento da Gestão (DFG) tem como atribuição contribuir para o fortalecimento da integridade nas instituições públicas municipais de maneira transversal, apoiando outras áreas da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) e de outras unidades da Prefeitura do Município de São Paulo.

Dentre as principais atividades desenvolvidas pela diretoria estão a análise, o monitoramento e a melhoria de processos, com o objetivo de tornar a gestão mais transparente e eficiente, por meio de registro e padronização de fluxos e procedimentos, identificação de atribuições e seus responsáveis, otimização da gestão das informações e recursos públicos e a institucionalização de atividades na administração.

Nessa direção, foram feitos esforços para a padronização de publicações do Diário Oficial da Cidade, a revisão dos procedimentos de pedido de afastamento e o mapeamento dos fluxos de compras para implementação do projeto Compras Públicas Abertas, que visa dar transparência aos procedimentos desde o planejamento até a gestão dos contratos.

Em segundo lugar, faz-se o acompanhamento das licitações municipais, em especial dos pregões e dispensas de licitação, com vistas a monitorar a aplicação do Decreto Municipal nº 54.102/2013, que obriga a realização dessas modalidades de licitação na forma eletrônica. Esse acompanhamento é feito como controle primário. Ele é seguido de ofícios para as unidades buscando justificativas quando essas não são apresentadas, e, posteriormente, por eventual encaminhamento para aprofundamento de investigações pela auditoria.

Em terceiro lugar, são realizadas pesquisas e análises para a padronização de conjuntos de dados da administração. O objetivo é garantir uma gestão da informação mais segura, íntegra, integrada, padronizada e passível de utilização para o planejamento e gestão de políticas públicas e também por outras pessoas interessadas, a partir da transparência ativa e passiva. Nesse sentido, busca-se também a automação de processos de alimentação e transferência de dados internos à Prefeitura, bem como para disponibilização pública em páginas e portais da Prefeitura.

Como meio de encaminhamento interno e de registro das análises realizadas, são produzidos relatórios, avaliações e notas técnicas que dão suporte para decisões dos gestores.

Além disso, para subsidiar os agentes públicos no fortalecimento da integridade em suas atividades, produz-se manuais e materiais de orientação para implementação de políticas específicas.

Por último, como meio de ampliar a transparência e fortalecer o controle social da administração, disponibilizamos materiais de apoio para o controle social e os resultados do trabalho realizado internamente.


Abaixo, encontram-se esses materiais para download:


NotaTécnica-Situação dos pregões e dispensas de licitação 2013-2015
Parte I - Parte II


Manual de Publicação de Contratos, Convênios e Parcerias no Portal da Transparência

Apresentação Compras Públicas Abertas

Café Hacker Compras Públicas Abertas


Caso queira entrar em contato, o e-mail da Divisão de Fortalecimento de Gestão é: copi@prefeitura.sp.gov.br e o telefone é o (11) 3334-7409.