DADOS ABERTOS

De acordo com diversos padrões nacionais e internacionais de transparência, dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, exigência de creditar sua autoria e compartilhar pela mesma licença. Não basta, portanto, tornar os dados públicos: para que sejam considerados abertos é preciso que atendam a determinados formatos e condições.

As boas práticas de disponibilização de dados abertos trazem como diretrizes a disponibilização de dados também em formato aberto e não proprietário, configurado de forma acessível para o seu consumo e utilização, dentre outros requisitos para o fortalecimento da transparência pública.

Desde 2013, a PMSP, por meio da Controladoria Geral do Município e de outros órgãos municipais, tem promovido uma série de iniciativas envolvendo a abertura de dados públicos em formato aberto, visando à transparência na gestão pública e ao fomento ao controle social. Ao disponibilizar seus dados, a Prefeitura de São Paulo tem como objetivo aproximar os cidadãos das políticas públicas da cidade.

O Portal de Dados Abertos é a mais importante ferramenta de disponibilização de dados abertos pelo município, e foi construído também em plataforma aberta (CKAN), reunindo conjuntos de dados de todos os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de São Paulo. Justamente por ser aberto, permite a construção de aplicativos como APIs por interessados nos temas de Gestão Pública.

No Portal estão disponíveis bases como: equipamentos públicos; contratos e convênios celebrados com a Prefeitura; pedidos de informação respondidos; execução orçamentária; perfil do funcionalismo; fluxo de caixa das empresas, entre outros.

Acesse o Portal de Dados Abertos