CATÁLOGO MUNICIPAL DE BASES DE DADOS

O Catálogo Municipal de Bases de Dados (CMBD) tem o objetivo de listar todos os bancos de dados produzidos pelos órgãos e entidades da Prefeitura do Município de São Paulo. Com essa ferramenta, é possível saber quais dados são produzidos pela Prefeitura, quem são os responsáveis por cada base, sua localização e se os dados podem ser acessados pela internet ou presencialmente.

A atualização e inserção dos dados constantes no Catálogo Municipal de Bases de Dados – CMBD são de responsabilidade dos órgãos e entidades da PMSP, ficando a cargo da Divisão de Transparência Ativa, da Coordenadoria de Promoção da Integridade, unidade da Controladoria Geral do Município (CGM/COPI/DTA), a condução do processo de atualização.

A atualização do CMBD ocorre através da comunicação com os órgãos e entidades da Administração Municipal, consolidação e treinamento dos pontos focais responsáveis nos órgãos e entidades por esta atividade, e fornecimento do link com o formulário de indicação de bases de dados para atualização e compilação de suas informações.

O processo de atualização do CMBD ocorre anualmente, normalmente nos meses de janeiro e abril, com a disponibilização da nova versão do Catálogo ao fim do processo. Antes da atualização, é realizado um treinamento com os pontos focais cadastrados, de forma a capacita-los na condução do processo interno de atualização das bases de dados catalogadas pelo órgão ou entidade.

Você pode conferir mais informações sobre o processo e atualização do CMBD na página de perguntas frequentes disponível no Portal da Transparência.

Acesse o Catálogo Municipal de Bases de Dados 

Evento - Catálogo Municipal de Bases de Dados 2023 - 09/02/2023

Palestra - O que é o CMBD?
Palestrante:
Thúlio Manoel Costa de Oliveira
Apresentação