Lixo Reciclável

A redução dos resíduos torna-se viável por meio das iniciativas de reciclagem

A redução dos resíduos torna-se viável por meio das iniciativas de reciclagem. Isso porque, das 20 mil toneladas produzidas diariamente em São Paulo, 40% do material é reciclável, mas somente 7% dos insumos com potencial para reciclagem é, de fato, reaproveitado. Neste cenário, em que a grande produção de lixo contribui para o atolamento dos aterros sanitários e do orçamento público na mesma proporção, ainda há uma saída.

“A reciclagem surge como uma solução para a destinação do lixo, além de contribuir com aproximadamente 900 cooperados, que encontram na transformação dos resíduos em matéria prima ou produtos para reutilização a sua fonte de renda. Neste processo, muito além da reciclagem de material, também acontece a reciclagem de vidas”, conclui Adler Antunes.

Para conscientizar os paulistanos a separarem o lixo domiciliar em dois: comum e reciclável, a Loga e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, com o apoio institucional da Amlurb, desenvolveram o Movimento Recicla Sampa. A iniciativa apresenta amplo conteúdo para informar os cidadãos sobre a importância de aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.

O lixo gerado pela população pode ser caracterizado, a grosso modo, como resíduos ou materiais recicláveis. Estes podem ser direcionados para um processo diferente após a coleta, conhecido como reciclagem, em que surgem alternativas de reaproveitamento do material e/ou geração de insumos para produção de novos produtos.

Na Prefeitura de São Paulo, o processo é realizado por meio da Coleta Seletiva, iniciativa voltada ao recolhimento de materiais recicláveis. Os cidadãos podem contribuir com a reciclagem dos materiais a partir da separação dos materiais recicláveis, tais como, papel, plástico, vidro e metais.

Cada material reciclável exige um cuidado diferente antes do descarte, com o objetivo de preservar a qualidade para a reciclagem.

- Plástico: Lave e retire os resíduos restantes do produto anterior e, caso tenha, descarte a embalagem separada da tampa.
- Papel: Armazene o produto diretamente em um saco plástico da sua forma original.
- Vidro: Lave e retire os resíduos restantes do produto anterior e, caso tenha, descarte a embalagem separada da tampa. Em caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes.
- Metais: Amasse ou prense os objetos para facilitar o armazenamento.

Confira a lista completa dos materiais recicláveis mais comuns.

O descarte pode ser efetivado na coleta porta a porta, nos 1.600 Pontos de Entregas Voluntárias (PEVS) ou em uma das unidades dos 102 Ecopontos. Após a coleta, os resíduos são encaminhados para as cooperativas e para as centrais mecanizadas de triagem, onde serão separados e comercializados pelas cooperativas