Programa de Metas da Cidade de São Paulo prevê redução de resíduos

Meta 24 de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente propõe diminuição na geração de lixo

 O Programa de Metas reúne e apresenta as prioridades que nortearam os 4 anos de mandato vigente na Prefeitura de São Paulo, de acordo com as obrigações da Lei Orgânica do Município, desde 2008. Este documento organiza o planejamento que será executado, dividido em metas, projetos, ações estratégicas e indicadores para cada órgão municipal.

Entre as prioridades das Metas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente se destaca o objetivo de reduzir em 500 mil toneladas o total dos resíduos enviados a aterros municipais no período de 4 anos. A proposta é diminuir o volume de resíduos domiciliares, de podas de árvores e feiras livres, em relação ao total do período 2013-2016.

Para atender esta determinação, foi desenvolvido o Movimento Recicla Sampa, que visa a orientar e informar a população da capital sobre a importância de aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.

A iniciativa é baseada em uma plataforma online que reúne amplo conteúdo com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas com o objetivo de ampliar a coleta seletiva na capital paulista.

O programa se destaca como responsável pelo recolhimento e gestão do material reciclável produzido pelos munícipes. As opções para descarte oferecidas ao cidadão abrangem a coleta porta a porta, que atende 70% da cidade, os 1.600 Pontos de Entregas Voluntárias (PEVS) e os 102 Ecopontos existentes. A iniciativa, que existe desde a década de 1980, coletou 76,9 toneladas na cidade somente no ano de 2018.