Caminho do lixo reciclável

Estimativa prevê que 40% dos resíduos pode ser reaproveitado; somente 7% é efetivamente reaproveitado, devido à falta de separação nas residências

Diariamente, 12 toneladas de lixo são produzidas pelos cidadãos paulistanos em sua residência. Deste montante, cerca de 40% dos resíduos coletados podem ser reciclados, mas somente 7% é reaproveitado para a geração de novos insumos.

A modalidade de recolhimento dos materiais recicláveis porta a porta é feita pelas concessionárias Ecourbis e Loga, que atuam com aproximadamente 77 caminhões e 338 profissionais para realizar a coleta em 70% de toda a área da cidade. O cidadão dispõe também de 102 Ecopontos e 1.600 Pontos de Entrega Voluntários espalhados pelo município para entrega dos materiais.

Após a coleta, os materiais recicláveis são encaminhados para uma das 24 cooperativas e/ou para uma das centrais mecanizadas de triagem, que separam os insumos de acordo com a categoria.

Feita a triagem, manual ou mecanizada, os materiais acumulados de cada modalidade são prensados e compactados, para o transporte e encaminhamento às empresas que compram esses insumos para realização do processo de reciclagem.

Este processo é fundamental para atender às demandas de redução da produção de lixo, que a partir do descarte comum é destinado aos aterros. Somente no ano de 2018, a coleta seletiva porta a porta recolheu 76,9 toneladas de materiais recicláveis.