Ouvidoria Geral do Município apresenta novo manual de procedimentos à subprefeitura de Sapopemba

Novos procedimentos para a melhoria da qualidade do atendimento ao munícipe serão apresentados às 32 subprefeituras do município

Na segunda visita técnica da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) às Subprefeituras da capital, a ouvidora Maria Lumena Sampaio, a assessora especial Cláudia Possan Foschiera e o assessor técnico Carlos Eduardo Lencioni Goes se reuniram com servidores da Subprefeitura de Sapopemba. Também participaram do encontro, que ocorreu na última quarta-feira (22), o subprefeito Nereu Marcelino do Amaral, o chefe de gabinete Milton dos Santos da Silva e o chefe de gabinete da Subprefeitura de Vila Prudente, José de Deus Alencar.

A Subprefeitura de Sapopemba foi criada pelo prefeito Fernando Haddad em 2013 por meio da lei 15.764, a partir do desmembramento da Subprefeitura de Vila Prudente. Atualmente ambas dividem o mesmo espaço físico, mas até o final do ano a Subprefeitura de Sapopemba deve mudar para uma sede própria.

Na reunião, a ouvidora apresentou os principais procedimentos da OGM-SP e destacou os esforços para melhorar a qualidade das respostas fornecidas ao munícipe. “Mesmo quando o retorno é negativo, ele deve ser bem justificado e de fácil compreensão”, esclareceu a ouvidora. “Essa resposta, mesmo que negativa, a gente tem que dar e obedecer o prazo”, reiterou o subprefeito.

Outro tema importante discutido no encontro foi o papel da Ouvidoria na mediação do relacionamento entre o munícipe e os órgãos da Prefeitura. A ouvidora ressaltou que os relatórios produzidos pela OGM devem ser utilizados como ferramenta de gestão, para que os órgãos identifiquem e solucionem problemas.

O primeiro encontro da série de visitas da Ouvidoria às 32 Subprefeituras ocorreu em Itaquera, no dia 24 de setembro (saiba mais aqui). As reuniões têm como objetivo apresentar os novos procedimentos adotados para a melhoria da qualidade do atendimento prestado aos munícipes, publicados no dia 9 de agosto no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (leia a íntegra).