SMSUB apresenta sistemas digitais de zeladoria e gestão do pavimento em evento da Câmara Municipal de São Paulo

Tecnologia na implantação de políticas públicas foi o tema de painel online desta quarta (20)

Nesta quarta (20), a SMSUB participou do painel online “Tecnologias da Informação: Suporte às Políticas Públicas”, durante a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia Inovação e Desenvolvimento, organizada pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

O diretor do Departamento de Zeladoria Urbana (DZU), Radyr Llamas Papini, representou o secretário Alexandre Modonezi na mesa de debates, que teve mediação de José Luiz Albuquerque Filho, pesquisador do IPT, Sigesp e Assipt.

Radyr abordou a implantação do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ) e do Geovista, plataforma voltada à gestão do pavimento na cidade de São Paulo.

“Antes, o controle das operações era manual, sem consolidação dos dados. Com a implantação do SGZ, conseguimos atender o munícipe e integrar os serviços e informações de todos os sistemas da Prefeitura”, explicou.

Além disso, tornou-se possível monitorar em tempo real as ações das 32 Subprefeituras, garantindo acesso às medições, quantitativos e comparativos da quantidade de equipes com as demandas reais. Atualmente, são atendidas cerca de 1.500 solicitações que chegam pelo SP156, por dia.

A utilização do Geovista também é destaque. Por meio de inteligência artificial, o sistema tem mapeado os 17 mil km de vias da capital. As informações coletadas por dispositivos acoplados a veículos usados para monitorar o asfalto permitem identificar a qualidade e situação de ruas e avenidas, tornando mais precisos e eficientes os reparos necessários em cada trecho, inclusive o planejamento do recapeamento de ruas e avenidas da capital. Cerca de 88% das vias já foram mapeadas.

--- Assista ao evento aqui.

Formação da mesa de debates

Participaram do painel: Addolorata Colariccio, pesquisadora do Instituto Biológico, da Associação dos Pesquisadores Científicos de São Paulo (ApqC); Luciana Pascarelli, coordenadoria de Produção e Análise de Informação – Geoinfo, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMSUL); Maria Cristina Machado Domingues, pesquisadora e diretora do Centro Técnico de Tecnologias Digitais do IPT; Monica Pavão, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).