Avanço no uso da tecnologia aplicada à gestão dos serviços de zeladoria traz melhorias na execução e atendimento ao munícipe

Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ) e monitoramento digital da qualidade do asfalto são temas de artigo do secretário Alexandre Modonezi ao jornal O Estado de S.Paulo

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) vem implantando, desde 2017, uma série de ferramentas tecnológicas que tem conseguido aliar melhor execução dos serviços ao tempo menor de atendimento das solicitações realizadas pelos munícipes.

Em artigo publicado pelo site do jornal O Estado de S.Paulo, nesta terça (20), intitulado “Enfim, uma cidade inteligente”, o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, escreveu sobre o planejamento e ações que possibilitaram as melhorias.

De acordo com Modonezi, a implantação do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ) foi decisiva para que fosse possível “reunir e mapear as demandas recebidas pela Central SP156, monitorar a execução dos serviços, até dar uma resposta ao cidadão quando da conclusão, possibilitando uma gestão completa de todo o ciclo”.

Ainda no artigo, o secretário ressalta que antes do início da instalação do SGZ, em abril de 2017, havia uma fila de quase 250 mil solicitações de serviços pendentes. A vigência do sistema permitiu que esse estoque diminuísse de forma progressiva.

“Para citar dois exemplos concretos, o tempo médio para atender pedidos de tapa-buraco caiu de 128 para 08 dias e de poda de árvores recuou de 507 para 68 dias. Ou seja, as solicitações em aberto agora são recentes”.

Outra ferramenta implantada, o Geovista, realiza o monitoramento contínuo da qualidade do pavimento na cidade de São Paulo. Mais de 80% dos 17 mil km de asfalto na capital já foram percorridos pelo sistema, que identifica as irregularidades existentes e as classifica em 5 níveis (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo).

“Com os dados do Geovista, foi possível planejar o programa de recapeamento seguindo aspectos técnicos e identificar que não há diferenças significativas entre o pavimento das zonas centrais e periféricas da cidade, considerando que as vias arteriais estão em melhor estado de conservação do que as locais”, escreveu o secretário das Subprefeituras.

Leia o artigo na íntegra em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/enfim-uma-cidade-inteligente/