Prefeitura investe na gestão do pavimento e desenvolve sistema de monitoramento do asfalto

A gestão supervisiona regulamente as vias da cidade, o que possibilita identificar possíveis irregularidades e realizar um recapeamento exclusivo

O objetivo da Prefeitura de São Paulo é melhorar a qualidade do asfalto de forma definitiva. Diante disso, a Secretaria Municipal das Subprefeituras implementou, pela primeira vez, ações simultâneas para melhorar a gestão do pavimento da cidade. Uma delas foi implantação do sistema Geovista, plataforma que faz o mapeamento e identifica a qualidade e o conforto das vias.

Por meio de dispositivos acoplados a veículos, é possível verificar as condições do asfalto e localizar possíveis irregularidades. Isso permite que a gestão faça um acompanhamento da via e identifique mudanças que ocorreram com o passar do tempo, seja por desgaste do asfalto ou até mesmo por obras de concessionárias.

São Paulo possui cerca de 17 mil km de vias. Até o momento, 84% já foram monitoradas pelo Geovista. Os logradouros em más condições são avaliados pelo Pavscan, equipamento que identifica por meio de scanner o serviço que deverá ser realizado de acordo com o grau do desgaste da via. Se necessário, ainda, o pavimento é avaliado pelo FWD, ferramenta responsável por identificar a necessidade de reparos profundos.

Isso permite que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade. É o exemplo da Avenida Nordestina, que possui 2 mil metros de extensão, aproximadamente, e após avaliação, foi constatada a necessidade de recapeamento em 30 mil m², e não em toda a via. Isso gerou uma economia de materiais e serviços de 50,14%, poupando mais de 2 milhões de reais dos cofres públicos.