Corredores, avenidas e ruas terão fios enterrados

Prefeitura publicou portaria 261 referente ao Programa de Enterramento de Redes Aéreas - PERA.

O Diário Oficial da Cidade de São Paulo publicou no dia 24/02 a Portaria 261 que dá publicidade ao Programa de Enterramento de Redes Aéreas – PERA, elaborado pela Câmara Técnica de Gestão de Redes Aéreas - CTGRA (portaria 159). Com base no Decreto 47.817 o programa determina o enterramento de fios até 250 km de vias por ano.

Com as chuvas e o elevado número de raios e os fortes ventos, típicos da época de verão, a cidade sofreu com constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, telefone e televisão. Com a aceleração do processo de enterramento esse problema será minimizado.

A proposta tem o objetivo de estabelecer as áreas mais importantes para conversão de redes aéreas para redes subterrâneas, sendo que os locais onde estejam previstas intervenções ligadas aos Planos Diretores Regionais, as áreas de objeto de Programas de Renovação Urbana, e onde a infraestrutura previamente instalada facilite as intervenções serão priorizadas.

Para as áreas e focos de conversão propostos pelo poder público ou pela iniciativa privada devem ser encaminhados à Câmara Técnica de Gestão de Redes Aéreas (CTGRA), por meio de ofício e anexos com a proposta, protocolando os documentos na Praça da República, 154, 9º andar, direcionado ao coordenador da CTGRA, Marcos Romano.

Neste PERA estão programados o enterramento das redes aéreas das avenidas Juscelino Kubstickek, Santo Amaro (da Juscelino até a Bandeirantes), Chucri Zaidan, Luis Gushiken (Ponte Baixa), e nas vias do córrego Zavuvus, áreas e focos na zona sul da cidade; ruas Treze de Maio, Santa Ifigênia, José Paulino, e Gasômetro, na região central e um trecho da Treze de Maio na Vila Mariana. Focos nas obras do córrego Aricanduva, zona leste. Além dos corredores de ônibus.

Clique aqui para acessar a publicação no DOC

Veja as fotos da rua Santa Ifigênia que será uma das vias que terá a rede aérea enterrada - 

texto: Moises dos Santos e Maria Regina Nogueira

fotos: Rodrigo Silva