REFORMA DO COMPLEXO DA PISTA DE ATLETISM0 DO CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA – COTP


ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
Processo: 2007-0.233.244-1

Objeto : REFORMA DO COMPLEXO DA PISTA DE ATLETISMO  DO CENTRO OLIMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA - COTP.

No dia 02 de outubro de 2007, às 14h30, reuniram-se na sala dos professores do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP, membros da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, para realização da Audiência Pública, visando à elaboração de Edital, para a contratação de serviços para a reforma do  complexo da pista de atletismo do COTP.

INSCRIÇÃO:
1)Rogério Garcia da Silva – R.G. nº 402.100.590-7 -  representando a empresa SPORT GRASS 
2)Rogério Albuquerque Alves – R.G nº 37.310.833 - representando a empresa COXPORT ENGENHARIA
3)Márcio da Graça Veiga – R.G. n° 11.748.146 - representando a empresa RECOMA
4)Artur Lima Santi – R.G. n° 6.111.193 - representando a empresa LISONDA
5)     Décio Chusid – R.G. n ° 4.976.370 - representando a empresa PLAYPISO
Aberta a sessão foi lido o termo de especificação do objeto. Em seguida o Secretário Adjunto de Esportes, Lazer e Recreação ARQUITETO NELSON EVANGELSTA VITOR, agradeceu a presença de todos, e pediu a colaboração para o bom andamento dos trabalhos, e esclareceu o objetivo desta audiência.

CLASSIFICAÇÃO DA PISTA:
A pista será aumentada para 8 raias  e haverá pista de aquecimento.
Quem ganhar terá que entregar a pista toda, inclusive drenagem e homologação junto a Associação Internacional das Federações de Atletismo IAAF.
O complexo terá que ser entregue completo, de forma que no dia seguinte poderá ocorrer uma competição na pista.

CLASSE e CATEGORIA:
Qual o melhor nível para o local? Sr. Toninho – federação de Atletismo.

Classe 1 – para campeonatos mundiais, como no Ibirapuera, leva-se em consideração a pista e o estádio. Projetos novos a  IAAF é mais exigente.
PISTA – Classe 1 aprovada como  um todo, é feita pela IAAF  medição no local.

Classe 2 - certificado do material aprovado (pista), é feita pela IAAF  medição no local.
Aqui não tem condições de estádio, mas sim para Pista Classe 1.
Pista classe 2 a IAAF limita em categorias “A e B” mesmo dentro da classe.
É melhor pedir logo a classe 1 por ser pista nova.
O custo muda entre a Classe 1 e 2?
Para a empresa Play Piso não, para a empresa Recoma o custo muda.
Qual o tipo de uso dessa pista?
Queremos para competição internacionais, para os “meetings” hoje feito no Brasil.
O material usado é o mesmo mas a diferença está nas exigências que essa obra demanda.
Subindo a categoria mudam as exigências e, por conseqüência, o custo aumenta (tabela IAAF).  Será trazido para a homologação representante da IAAF.
Quais os cuidados mínimo e máximo para essa licitação?
Área de stress é a mesma pista mas mais reforçada.

Projeto COTP – PARA A PISTA CLASSE 2 É SUFICIENTE, MAS O MATERIAL USADO NA 1 É MELHOR E PREFERIVEL, NA CLASSE 2 COMPORTA ATÉ:
O Sul Americano e Campeonato mundial? Não.
Campeonato Pan-americano? Não.
Campeonato Sul-americano? Sim, para este é possível a classe 2 GP do Brasil.
Conclusão – para o material a diferença é pouca mas na certificação há mais exigências.
A base é a mesma.
A Sport Grass  não concorda que a base é a mesma, há diferença para as categorias “A” a “D”.
Titulo da Licitação – Construção ou Reforma da Pista de Atletismo, na Classe 1?
A Recoma aborda que  não deve constar no objeto e sim no memorial.
Entrar no site da IAAF para verificar as exigências.

ACESSÓRIOS ou (IMPLEMENTOS) NECESSÁRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO
Os implementos ou acessórios fixos tem que constar no edital como exemplo a gaiola.
As empresas presentes irão nos enviar até 5° feira a relação desses itens como também proposta de cronograma e etapas das obras.

DRENAGEM DO COMPLEXO:
A pista de Atletismo vira uma piscina quando  chove e  por isso a drenagem é fundamental.
Tipo de drenagem profunda interna e externa a pista.
A Recoma sugere do tipo “espinha de peixe” na parte interna da pista ou seja no campo.
A empresa que ganhar deverá apresentar o projeto executivo da base, drenagem e planialtimétrico.
A manta tipo “BIDIM” é  utilizada sem restrição entre os presentes.
Não há necessidade de drenar embaixo da pista, mas sim dos lados. A profundidade da drenagem é de mais ou menos 1 metro.
Um dreno profundo nas laterais é preciso.
Não tem padrão da IAAF quanto à drenagem.
Importante para a medição dos serviços é que a última  deve estar  vinculada à apresentação do certificado da IAAF.
O nosso engenheiro disse que só será pago o que for instalado. A guia é a última coisa a ser instalada e se atrasar poderá prejudicar a empresa. Foi abordado que não se trata de medição única.
Fazer por metro quadrado é mais fácil do que por item mas dificulta a medição.
Poderá demorar de 3 a 4 meses para o término da obra, se tudo for bem.
Tipo de Material a ser utilizado: concreto ou asfalto?
Ficou dividido; a Play Piso acha que tecnicamente o asfalto é melhor, causa menos problemas e as outras concordam com a base de concreto.
O Arquiteto Nelson  aborda que há muitas diferenças entre essas técnicas, portanto, não pode ser igual. Trata-se de pavimento rígido e flexível.
A Recoma  aborda que o concreto é melhor para a execução e que o nivelamento é mais simples de ser feito.

Material e aplicação utilizado para o revestimento da pista:
Cada um vai  explicar o seu sistema e o seu método:
A Recoma  utiliza revestimento pré fabricada moldado “in loco”.Embalada em rolo de 48 metros, não tem emendas e é prenssada. Material a base de poliuretano.
As outras empresas utilizam também o poliuretano moldado “in loco”, com exceção da Play Piso que trabalha com borracha natural alegando que é mais flexível.
Abordaram que maioria das pistas no mundo é de EPDU e EPDM (poliuretano).
Sistema de colagem através de adesivo manual “primer”
A espessura final é determinada pela sua dureza, aprovada pela IAAF.
A especificação mais ampla é melhor para a ampliação da licitação.
Cada empresa que  quiser apresentar suas amostras poderá deixar  com a equipe da  SEME  para análise.
Professor do COTP  a cor da pista influencia?
Todos  fornecem em vermelho, azul e amarelo?
Sim, não houve restrições.
E com faixas diferentes?
Também não houve restrições.
Quanto ao ressecamento também não tem problema com a cor.
O material na tecnologia de construção pode ser polímeros de borracha natural ou de poliuretano.
A borracha natural é um material que pode ser reciclado
Iluminação
Para a homologação da pista, Classe 1, independe da iluminação. A iluminação ideal é de 500 a 550 lux.
A qualidade da iluminação deve ser suficiente para  a segurança. Difere da utilizada para jogos de futebol, como a altura e distâncias entre postes.
Espaço mínimo entre a pista e obstáculos:
É de no mínimo 1,00 metro, segundo norma de IAAF, mas que a distância ideal é de 2,00 metros para facilitar as transições pela TV e outros.

Grama do campo:
Sugerido tipo bermuda  e a que a do tipo esmeralda é razoável.
Segundo a Federação deve se fazer uma ou duas raias de grama sintética para que não seja utilizada a raia 1 (evitando desgastes) no caso de recuperação e ou condicionamento físico. Mas não h´nada com referência a IAAF, ficaram de verificar.
Importante   equalizar o nível da pista (máximo 1cm) para facilitar a certificação e também para a segurança do atleta.  
Garantia de no mínimo 5 (cinco) anos.

Foi passada a palavra para os representantes, sendo nada mais havendo, encerramos a presente Audiência Pública.