Conferência discute políticas de saúde no Município

Evento da Secretaria Municipal de Saúde também abordará questões como drogas e saúde mental, que vão ao encontro das linhas de atuação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Começou nesta quarta-feira, dia 2, a 17ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde do Município por meio da participação social, além de reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento acontece no Palácio de Convenções do Anhembi até o dia 5. Nos dias 25 e 31 de agosto e 1º de setembro, foram eleitos os delegados que representam os usuários do SUS na Conferência. As plenárias ocorreram em todas as subprefeituras, com a participação de moradores, trabalhadores da saúde e gestores do SUS no Município. Ao todo, foram eleitos 1.204 delegados.

“A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania se solidariza com o evento na medida em que ele usa a participação social para construir as políticas de saúde da Cidade”, disse o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, que participou da cerimônia de abertura da Conferência.

Além de coordenar a política municipal de participação social, que busca fortalecer as instâncias de participação como a Conferência Municipal de Saúde, a SMDHC atua junto à SMS em questões como drogas e saúde mental, que serão temas tratados no evento.

As duas secretarias são parceiras na realização da 5ª Conferência Municipal de Políticas de Atenção às Drogas (Compad), que acontecerá nos dias 18 e 19, na Uninove da Barra Funda, e trabalhará na construção de propostas da sociedade civil para o aprimoramento do Plano Intersetorial de Políticas sobre o Crack, Álcool e Outras Drogas.

Veja o Plano na íntegra aqui

Também apoiam a realização da 5ª Compad o Grupo Executivo Municipal (GEM) do Plano Intersetorial de Políticas sobre o Crack, Álcool e Outras Drogas e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda).