Nomeados os membros do Comitê PopRua

A primeira reunião do Comitê Pop Rua, no dia 8 de maio, às 15h, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), teve a assinatura da portaria que nomeou, oficialmente, seus membros e um debate sobre as ações inaugurais do grupo

Nessa primeira reunião do Comitê, estiveram presentes membros da sociedade civil organizada, com seus representantes indicados, e também da gestão municipal.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, convocou os membros para definir atividades, metas, responsabilidades, orçamento, prazos e ações para monitorar e implementar a política para população em situação de rua no município.

O secretário destacou ainda que cuidar da população em situação de rua é prioridade absoluta do prefeito Fernando Haddad, que, já nos primeiros dias de governo, recebeu o movimento para ouvir as demandas dessa população, que solicitou a criação deste comitê intersetorial e paritário.

Lembrou que a missão do Comitê PopRua é elaborar o Plano Municipal da Política para População em Situação de Rua, a fim de, no menor tempo possível, apresentar um conjunto de ações que respondam aos membros da comunidade.

Até o ano passado, a Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua estava na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento (SMADS). A mesma, ainda segundo o secretário, continua sendo fundamental para a implantação da política de assistência a essa população, além das Secretarias de Saúde, Habitação, Trabalho, Educação, entre outras, que precisam ser mais envolvidas.

“Por isso, o prefeito decidiu trazer esta pauta para a pasta de Direitos Humanos e Cidadania, compreendendo-a como uma política intersetorial que deve ser implantada de forma transversal”, afirmou Rogério Sottili.

Confira ata da 1ª Reunião, de 8 de maio de 2013, conforme aprovada em 5 de junho de 2013, clicando aqui.