Votação para escolha dos Conselheiros Tutelares acontece em 21 de fevereiro

A população já pode consultar seu local de votação e conhecer as/os candidatas/os de sua região

Atualizada em 18/2/2016 

Domingo, 21 de fevereiro, é dia de escolher os novos conselheiros e conselheiras tutelares de São Paulo. O pleito acontece em 389 locais espalhados pela cidade, no horário das 9h às 17h.

Os locais de votação podem ser consultados pelo título de eleitor (aqui) ou pela seção eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (aqui). Atenção: o endereço de votação para o Conselho Tutelar pode não ser o mesmo das eleições tradicionais, por isso antes de votar é preciso verificar o local. 

Ao todo, São Paulo irá escolher 260 conselheiros para atuar nos 52 Conselhos Tutelares (CTs) do município. O atual colegiado teve seu mandato ampliado e permanecerá em suas funções até 6 de março de 2016, quando os novos conselheiros tomam posse.

O processo de escolha incluirá oito novos Conselhos que passarão a funcionar na cidade este ano, nos bairros de Capão Redondo, Cidade Líder, Cidade Tiradentes II, Jaraguá, Anhanguera, Sacomã, Tremembé e Vila Curuçá. 

Histórico
A primeira votação ocorrida no dia 15 de novembro do ano passado, foi anulada em decorrência de problemas ocorridos no sistema de votação eletrônica. A Comissão Central do Processo de Escolha dos Conselhos Tutelares, responsável pela organização do pleito, se reuniu com o prefeito Fernando Haddad e conselheiros em 17 de novembro e apresentou uma proposta que invalidava a eleição e marcava a nova data. No dia seguinte, a proposta foi ratificada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que confirmou a nova votação para o dia 21 de fevereiro deste ano. As inscrições dos mais de 1.500 candidatos foram mantidas.

A Prefeitura instalou uma sindicância preliminar para apurar as responsabilidades quantos aos erros cometidos na eleição de novembro. A sindicância está em andamento e não interfere no processo deste domingo. Os valores contratados junto a duas empresas para realização do processo eleitoral não foram desembolsados pelo município, nem mesmo para a nova eleição. A quitação só acontecerá no final de todo o processo.

 

Quem pode votar?
Pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor emitido até o dia 3 de abril de 2015. O voto é facultativo e secreto e cada eleitor poderá escolher até cinco (5) candidatos.

Documentos necessários:
Documento de identificação com foto e Título de Eleitor

 

Veja o vídeo com as instruções para o preenchimento da cédula:

 

LOCAL DE VOTAÇÃO:

Consulta pelo título de eleitor 

Busca pelo local de votação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) [use CTRL + F para localizar]

 

CANDIDATOS:

Conheça as/os candidatas/os de sua região

 

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA PROPAGANDA ELEITORAL [acesse aqui]

 

ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES MUNICIPAIS [acesse aqui]
(Guia de Eleição; Apresentação da Formação de Servidores; Regimento Interno; e Lista de endereços dos pontos de votação)

 

ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO PARCIAL