5º Festival de Direitos Humanos abre oficialmente com serviços à população, show de rap e ocupação indígena

 

A comemoração do Dia Internacional de Direitos Humanos foi realizada em grande estilo na Praça do Patriarca, neste 10 de dezembro! O local foi palco da abertura do 5º Festival de Direitos Humanos, realizado anualmente pela Coordenação de Promoção do Direito à Cidade e Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) – e animou o centro de São Paulo com um shows de rap e mpb eletrônica.

Outro destaque do primeiro dia (e que irá continuar ao longo da semana) foi a “ocupação dos povos indígenas”, com a participação de representantes das aldeias Araçá Mirim, Ytakupé-Jaraguá e Tenondé Porá, além da apresentação de um coral de crianças da aldeia Araçá Mirim – a melodia, em guarani, tratava da natureza, das frutas, dos animais e alertava para a preservação da cultura indígena.

Mas nem só de shows e apresentações é feito o festival: a população que passou pela praça tinha à disposição os serviços de orientação e acolhimento do projeto Mães da Luz, da Coordenação de Políticas sobre Drogas, e também informações e material de prevenção a DST-Aids, da Coordenação de Políticas para LGBT. Na barraca da Coordenação de Políticas para Mulheres, artesanatos e bijuterias confeccionados por colaboradoras dos Centros de Cidadania da Mulher (a cada dia são expostos materiais confeccionados em um centro diferente). E há ainda a carroça do catador de papel Rodrigo Lucena, feita de materiais de reuso e que carrega um sistema de entretenimento completo, com direito a seis televisores.

“Este primeiro dia é só o começo de uma semana intensa. Vamos estender nossas ações pela cidade toda, partindo do centro para as periferias, numa oportunidade única para que toda a população compreenda o que são os direitos humanos e também possa aprender, se divertindo. Mais do que um presente à cidade, esperamos que este festival também possa ajudar na conscientização e na importância do respeito ao próximo”, disse a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.

No decorrer de toda a semana, a Praça do Patriarca manterá as ações de atendimento, orientações e exposições, além das apresentações artísticas de rap, MPB eletrônica, samba tradição, hip-hop e outros estilos musicais – sem contar as outras ações do festival, espalhadas por toda São Paulo.

Festival de Direitos Humanos

O Festival de Direitos Humanos, que chega neste ano a sua quinta edição, é uma atividade realizada anualmente pela Coordenação de Promoção do Direito à Cidade e Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). É sempre realizado na semana que engloba o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos (data em que foi proclamada pelas Nações Unidas, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos).

Uma semana de programação focada na defesa dos direitos humanos e da cidadania, para todos os moradores da metrópole, como forma de promover a cidadania e, ao mesmo tempo, convidar os paulistanos a experimentarem São Paulo de outra maneira, com a ocupação do espaço público e a reflexão sobre o que são os direitos humanos – na essência, os direitos de todos nós, direitos de qualquer pessoa.

A edição 2017 conta ainda com o apoio e participação das Prefeituras Regionais, das Fábricas de Cultura (programa do Governo do Estado de São Paulo), da Casa de Cultura de Santo Amaro, do Coopermusp Capão Redondo e das 46 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).


5º Festival de Direitos Humanos
Até 17 de dezembro

Confira a programação completa: https://goo.gl/zx5BTy