Centro de Cidadania LGBT recebe nome de Luiz Carlos Ruas

O Centro localizado no Arouche receberá o nome do vendedor, que também passa a integrar o Banco de Referências em Direitos Humanos

 A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) vai batizar o Centro de Cidadania LGBT do Arouche, na região central de São Paulo, com o nome de Luiz Carlos Ruas. Ele foi morto no último dia 25 de dezembro, ao defender duas mulheres transexuais que sofriam violenta agressão na estação D. Pedro II do metrô. O Centro atua na defesa dos direitos humanos e, em especial, na proteção da população LGBT, com atendimento jurídico e psicossocial a vítimas de violência, preconceito e discriminação. O centro do Arouche também é a sede do Programa Transcidadania, que por meio de renda, educação e qualificação profissional busca ampliar a visibilidade e garantir cidadania a travestis, mulheres e homens transexuais.


O nome de Luiz Carlos Ruas também passou a integrar o Banco de Referências em Direitos Humanos para a nomeação de logradouros e equipamentos municipais. O Banco foi estabelecido em portaria do dia 27 de dezembro e é composto por nomes de referência na luta por igualdade racial e de gênero, além de personalidades relevantes para as temáticas LGBT, Memória e Verdade, População em Situação de Rua, Cultura, Juventude, Imigrantes, Criança e Adolescente, Política sobre Álcool e Drogas, Educação em Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida e Trabalho Decente.


É esse o último ato da SMDHC em 2016. Ao longo dos últimos quatro anos foram realizados centenas de projetos, programas e ações que objetivaram a promoção de direitos e proteção da população paulistana, que tiveram como foco, invariavelmente, a melhoria das condições de vida de grupos vulneráveis e invisíveis. Sabemos que ainda falta muito, mas por certo falta menos. Que em 2017 a cidade continue a lutar por uma São Paulo mais livre, justa e solidária.


Luiz Carlos Ruas, presente!