Caravana da Juventude visita São Mateus e Parelheiros

Programa levou atendimento em Direitos Humanos para dois dos pontos extremos da cidade

Nos dias 5 e 6 da última semana, o Balcão de Direitos Humanos, localizado na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), se deslocou respectivamente para os bairros de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo e Parelheiros na Zona Sul. O serviço, de atendimento psicossocial e orientações jurídicas, ficou disponível das 9h às 17h.

A Caravana é organizada pelo Balcão com a Coordenação de Políticas para Juventude, ambas da SMDHC, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção de Igualdade Racial (SMPIR). O planejamento da atividade, que é parte do Plano Juventude Viva em São Paulo, também contou com os articuladores territoriais das regiões.

Equipe da SMDHC em um dos espaços de atendimento

O Centro de Profissionalização de Adolescentes (CPA Padre Bello) foi o local escolhido para receber a Caravana em São Mateus. Em Parelheiros o atendimento aconteceu na Associação Cultural e Comunitária Sorriso do Futuro.

Na caravana de São Mateus, das 15h30 às 17h, os atendimentos aconteceram de forma simultânea a um debate sobre violência policial. Samira Bueno, diretora executiva do Fórum de Segurança Pública, e Djamila Ribeiro, secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania compuseram a mesa. A conversa teve um formato horizontal para que os jovens relatos de casos vividos e observados.

Samira destacou a importância de trazer os dados de violência para o território. “Só a partir dessas informações que a gente vai poder fazer um debate sobre política pública de fato”. Djamila, abordou a intersecção entre racismo e feminismo. “Antes de ser secretária adjunta, sou uma ativista do movimento negro”. O debate também trouxe informações sobre como realizar denúncias e, ao final, foram distribuídos materiais de orientação a vítimas de violência.

Em Parelheiros, o subprefeito da região Nilton Oliveira recebeu demandas em debate aberto com a população, a maioria relacionada a saneamento, urbanismo. A conversa também aconteceu de forma paralela aos atendimentos.

No total foram realizados 53 atendimentos nos dois dias de Caravana, sendo que dez serão retomados para finalizar encaminhamentos e orientações. Mais quatro Caravanas estão programadas para este semestre, a próxima será em São Miguel Paulista, no dia 20 de outubro, na Fundação Tide Setubal e outras três acontecerão em novembro, no Grajaú, Cidade Tiradentes e Sapopemba.

Jovens assistindo o debate de violência policial em São Mateus