Alianças políticas nas ditaduras militares sul-americanas são tema de filme no Cine DH

O longa busca mostrar como os Estados Unidos participaram de forma ativa no processo de consolidação dos regimes

Em sessão especial no Cine Direitos Humanos, o longa-metragem “Operação Condor - Verdade Inconclusa” revela a aliança político-militar entre os vários regimes militares na América do Sul. Lançado em fevereiro deste ano, o filme chegou até o projeto por meio da parceria da SpCine com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Escrito e dirigido por Cleonildo Cruz, o filme une a busca por testemunhas das ditaduras militares da América do Sul nas décadas de 1970 e 1980. O objetivo do longa é destacar o apoio financeiro dado pelos Estados Unidos antes da Operação Condor, que ocorreu em Santiago, no Chile, em 1975.

Para o diretor, o filme busca “resgatar a verdade histórica” da aliança político-militar que ocorreu entre os EUA, o Chile e as ditaduras sul-americanas para impedir a chamada “invasão comunista” e reprimir as manifestações contra o regime vigente na época.

O longa terá sessão especial no Cine Direitos Humanos no dia 6 de julho (quarta-feira) no Cine Olido, às 19h. Após a exibição, haverá um debate com o diretor Cleonildo Cruz, a coordenadora de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC, Carla Borges, a doutora em História Social pela PUC-SP, Jussaramar da Silva, o vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP, Marcelo Zelic e o secretario de Direitos Humanos de Minas Gerais, Nilmário Miranda.


Cine Direitos Humanos: “Operação Condor - Verdade Inconclusa”
Cine Olido
Avenida São João, 473
Dia 6/7, quarta-feira, 19h
Gratuito