Pessoas em situação de rua recebem orientações para encontrar emprego

Ação coordenada por três secretarias percorre os Centros Pop de São Paulo para auxiliar na busca por oportunidades de trabalho

Emissão de carteira de trabalho, cadastro no sistema Mais Emprego, consulta de vagas, oficina para elaboração de currículo, entrevista de emprego e apresentação pessoal. Esses são os serviços que a população em situação de rua vai encontrar no Multirão “Pop Rua” do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe).

A ação, realizada pelas secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) é resultado da articulação do Comitê Municipal de Políticas para a População de Rua.

Os atendimentos começaram a percorrer os Centros Pop na segunda-feira (6) e vão até sexta-feira (10), quando estará na Vila Maria (Av. Zaki Narchi, 600). O serviço consiste em realizar uma triagem e cadastramento dos trabalhadores em situação de rua no portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, e a preparação dos participantes para acesso ou retorno ao mercado de trabalho. A partir das informações obtidas, será iniciada uma fase de monitoramento para futuros encaminhamentos a vagas de emprego.

Desempregado há um ano e meio, Marcos Rocha Barbosa, 29 anos, está morando na rua há dois meses e foi ao Centro Pop Mooca. Para ele, a iniciativa ajuda as pessoas a ter uma nova esperança. "Fiz a foto e o cadastro", afirmou. Ele já possui carteira de trabalho e aproveitou a oportunidade para assistir as oficinas de orientação.

O titular da SMDHC, Felipe de Paula, visitou o multirão no Centro Pop Mooca, nesta quarta (8). “Todas estas secretarias lidam com o mesmo público sob diferentes perspectivas. Nós precisamos trabalhar juntos, porque a população é uma só. É importante o olhar completo, o olhar da cidadania, o olhar da assistência e o olhar do emprego”, avaliou. Também estiveram presentes o secretário da STDE, Artur Henrique, e Simone Nazaré, supervisora de Assistência Social da Mooca, vinculada à SMADS.

Ao final da visita, Artur, Felipe e Simone participaram de conversa com alguns dos atendidos para aprofundar o entendimento de suas condições. Artur destacou também a importância dessa interface. “O mais importante com essa população é identificar quais são as dificuldades reais e a partir disso começar a preparar a própria rede da Prefeitura, trabalhando políticas públicas integradas e articuladas para a gente avançar cada vez mais”.