Emissão de carteira de trabalho, cadastro no sistema Mais Emprego, consulta de vagas, oficina para elaboração de currículo, entrevista de emprego e apresentação pessoal. Esses são os serviços que a população em situação de rua vai encontrar no Multirão “Pop Rua” do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe).
A ação, realizada pelas secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) é resultado da articulação do Comitê Municipal de Políticas para a População de Rua.
Os atendimentos começaram a percorrer os Centros Pop na segunda-feira (6) e vão até sexta-feira (10), quando estará na Vila Maria (Av. Zaki Narchi, 600). O serviço consiste em realizar uma triagem e cadastramento dos trabalhadores em situação de rua no portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, e a preparação dos participantes para acesso ou retorno ao mercado de trabalho. A partir das informações obtidas, será iniciada uma fase de monitoramento para futuros encaminhamentos a vagas de emprego.
Desempregado há um ano e meio, Marcos Rocha Barbosa, 29 anos, está morando na rua há dois meses e foi ao Centro Pop Mooca. Para ele, a iniciativa ajuda as pessoas a ter uma nova esperança. "Fiz a foto e o cadastro", afirmou. Ele já possui carteira de trabalho e aproveitou a oportunidade para assistir as oficinas de orientação.
O titular da SMDHC, Felipe de Paula, visitou o multirão no Centro Pop Mooca, nesta quarta (8). “Todas estas secretarias lidam com o mesmo público sob diferentes perspectivas. Nós precisamos trabalhar juntos, porque a população é uma só. É importante o olhar completo, o olhar da cidadania, o olhar da assistência e o olhar do emprego”, avaliou. Também estiveram presentes o secretário da STDE, Artur Henrique, e Simone Nazaré, supervisora de Assistência Social da Mooca, vinculada à SMADS.
Ao final da visita, Artur, Felipe e Simone participaram de conversa com alguns dos atendidos para aprofundar o entendimento de suas condições. Artur destacou também a importância dessa interface. “O mais importante com essa população é identificar quais são as dificuldades reais e a partir disso começar a preparar a própria rede da Prefeitura, trabalhando políticas públicas integradas e articuladas para a gente avançar cada vez mais”.