Uma Parada para o calendário e para a história da cidade

20ª Parada do Orgulho LGBT pautou a luta contra a transfobia

Realizou-se ontem (29) a 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, pela primeira vez integrada ao calendário oficial de eventos da cidade, conforme decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad.

A abertura aconteceu por volta da 13h e o trajeto foi do MASP até a Praça Roosevelt, passando pelas avenidas Paulista e Consolação.Com o tema “Lei de identidade de gênero já! Todas as pessoas juntas contra a transfobia!”, movimentos sociais e autoridades presentes defenderam a aprovação da Lei de Identidade de Gênero PL 5002/2013, de autoria dos deputados Erika Kokay (PT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Foto: Fábio Arantes/Secom

A Parada, incluída entre as maiores do mundo e, inclusive, registrada no Guiness, chamou a atenção pelo caráter cultural e político do evento. O titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Felipe de Paula, em sua fala na abertura, destacou a importância do duplo aspecto que a envolveu este ano, reivindicatório e cultura, e como o tema da parada se relaciona com ações da secretaria. “Os Centros de Cidadania e o programa Transcidadania - que é referência mundial - são políticas públicas da Prefeitura que dialogam em muitos aspectos com as demandas expressas aqui na Parada”.

O coordenador Alessandro Melchior, o secretário Felipe de Paula e a secretária-adjunta Djamila Ribeiro na 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Para a secretária-adjunta, Djamila Ribeiro, é importante ter eventos que promovam a visibilidade de pautas de minorias, como é o caso da Parada: “É um evento que mostra o reconhecimento do poder público às demandas da sociedade pela igualdade de gênero”.

O coordenador de Políticas para a População LGBT da SMDHC, Alessandro Melchior, também destacou o caráter internacional do tema. “A Parada do Orgulho LGBT dá um grito de vaia a todos os homofóbicos e reacionários. O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo e esta campanha (tema da Parada deste ano) é importante para que a gente consiga alcançar também outros países da América do Sul”.

Foto: Secom

Este ano a Parada LGBT 2016 contou com 17 trios, mais de 30 DJs e atrações nacionais e internacionais. Um dos trios chamou a atenção pela presença do elenco da série americana Sense8, que gravou cenas durante o desfile. “Essa é a Parada mais bonita que já vi. O trio do Sense8 está especialmente bonito né”, opinou Laura Salermo, 25, que esteve na Parada junto com a companheira.