Prefeitura de São Paulo lança Guia, Mapa e Portal da Juventude

Elaboradas no âmbito do Plano Juventude Viva, ferramentas apresentam diagnóstico sobre condições de vida dos jovens na cidade e oportunidades existentes para esta população

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Juventude, realiza na sexta-feira, 21/8, o lançamento do Guia, Mapa e Portal da Juventude. O evento acontece no Auditório do CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes, zona leste.

O Mapa da Juventude, parceria com Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), organiza e revela a condição de vida da juventude em São Paulo a partir dos eixos demografia, habitação, educação, trabalho, saúde, violência, proteção social, cultura e cidadania digital. O estudo levantou dados oficiais secundários e organizou-os em recortes de idade (15 a 29 anos), etnia, gênero e território (distritos e/ou subprefeituras da cidade), construindo uma linha evolutiva dos indicadores a partir da comparação dos Censos 2000 e 2010.

Além de dados censitários, a pesquisa também reuniu informações mais recentes para vários indicadores. Para Marcelo Proni, economista e professor da UNICAMP, responsável pela pesquisa, a principal contribuição do Mapa da Juventude é a identificação das diferenças entre as juventudes dos diversos territórios do município.

“De fato, São Paulo é uma cidade muito heterogênea do ponto de vista econômico e social, e é fundamental um diagnóstico multidimensional da vulnerabilidade econômica e social que atinge as populações em cada distrito ou subprefeitura”, avalia Proni.

O guia #SampaJovem, produzido em parceria com a Ação Educativa, compila todos serviços e políticas públicas voltados para juventude na cidade de São Paulo, dando visibilidade às oportunidades que a cidade oferece. A publicação está organizada em dez categorias – portal, educação, cultura, trabalho, assistência social, conectividade, saúde, mulher, cidadania, lazer. Todas as informações do #SampaJovem foram georreferenciadas e podem ser localizadas no Portal da Juventude.

O Portal da Juventude, construído em parceria com a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), cria uma nova rede de comunicação, aproximando a juventude e a administração do município. Pela rede, jovens de toda a cidade podem acompanhar notícias e debates, além de conhecer mais os projetos e ações existentes em São Paulo - e os que estão próximos ao seu bairro.

A dinâmica do portal buscará aliar ativismo, formação e empreendedorismo com formas inovadoras de participação. “No Portal, teremos o ‘RAP’: reuniões abertas de pauta. Serão realizadas em vários territórios da cidade como oportunidades para sugerir temas e abrir o processo de produção de conteúdo para colaboradores, voluntários e especialistas”, conta Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento. Para fortalecer os processos participativos, serão realizadas ações de formação em jornalismo, game design e empreendedorismo. As atividades começam em outubro.

O novo portal entra no ar na sexta-feira e poderá ser acessado no endereço portaldajuventude.prefeitura.sp.gov.br. O aplicativo para Android já pode ser baixado aqui.

Plano Juventude Viva
As três ferramentas – guia, mapa e portal – foram elaboradas no âmbito do Plano Juventude Viva e darão subsídios à formulação e ao direcionamento das políticas públicas voltadas a esta população, além de abrir novos espaços de participação e comunicação para as/os jovens na cidade.

A Prefeitura de São Paulo aderiu ao Plano Juventude Viva, programa do governo federal, em 2013. O Plano reúne ações que visam reduzir a vulnerabilidade da juventude negra e periférica, criando estratégias de ampliação de direitos, enfrentamento ao racismo e desconstrução da cultura de violência.

Hoje, há 14 secretarias no município comprometidas com as ações do Juventude Viva, que acontecem em 11 territórios dentre os principais atingidos pelos mais altos índices de mortalidade: na zona sul, Campo Limpo, Capão Redondo, São Luís e Jardim Ângela; na zona norte, Brasilândia; na zona oeste, Perus e Pirituba; e, na zona leste, Itaim, Itaquera, Jardim Helena e São Mateus. “Apenas nestes locais, acontecem metade dos homicídios do município”, observa Claudinho da Silva, coordenador de Políticas para Juventude da SMDHC.

O evento de lançamento contará com apresentação dos ganhadores do Prêmio Juventude Viva e marca também a chegada do Plano Juventude Viva em Cidade Tiradentes. Acompanhe a página do evento no facebook.

O ato terá a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, do secretário-adjunto Rogério Sottili, do coordenador de Políticas para Juventude, Claudinho da Silva e do secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina. Também estarão presentes Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento, Marcelo Proni, pesquisador da UNICAMP responsável pela pesquisa do Mapa da Juventude, e Magi Freitas, coordenadora da área de Juventude da Ação Educativa, organização que conduziu a elaboração do guia #SampaJovem.

 

Lançamento do Guia, Mapa e Portal da juventude
CEU Água Azul
Avenida dos Metalúrgicos, 1262, Cidade Tiradentes
21/8, sexta-feira, 16h30

 

facebook.com/smdhc