Veja a lista de habilitados para concurso do Marco em Respeito à População em Situação de Rua

Obra será instalada na Praça da Sé, em memória às vítimas do Massacre ocorrido em 2004

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Cultura (SMC), divulga a lista de projetos selecionados para a próxima etapa do concurso para a criação do Marco em Respeito à População em Situação de Rua.

Na primeira etapa foram recebidas 46 propostas, entre textos e imagens, para serem aplicados na placa que irá resgatar a memória das sete pessoas em situação de rua assassinadas na Praça da Sé, em 2004. Os critérios de seleção levaram em conta os itens apontados no edital para validar a inscrição, como a entrega de documentação, assinatura do termo de cessão dos direitos autorais e memorial descrevendo a proposta. Os projetos habilitados serão avaliados pela Comissão Julgadora, que apontará os três primeiros colocados.

A obra escolhida será aplicada numa placa de pedra granito, com 0,60 m X 0,40 m e espessura de 2 cm, para instalação na Praça da Sé com o intuito de provocar a reflexão a respeito dos direitos da população em situação de rua.

Os projetos inabilitados estão à disposição de seus criadores para serem retirados até o dia 31 de agosto de 2015, mediante apresentação de documento com foto, na Coordenação de Política para a População em Situação de Rua da SMDHC (Rua Líbero Badaró, 119, 8º andar, Centro – São Paulo/SP), de segunda a sexta, das 10h às 16h.

O projeto selecionado será divulgado no dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, aqui no portal da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Outras informações em coordpoprua@prefeitura.sp.gov.br.

A Comissão Julgadora é composta pelos servidores José Cano Heredia Neto, Fernanda Araújo de Almeida e Mariana de Lima Falqueiro, pelo arquiteto e urbanista Sérgio Regis Moreira Martins e pelo representante da população em situação de rua Sebastião Nicomedes de Oliveira.

Massacre
Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, sete pessoas foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na Praça da Sé e outras oito pessoas ficaram feridas. Segundo as investigações que se seguiram, os crimes ocorreram para silenciar os moradores em situação de rua que sabiam do envolvimento de policiais nos esquemas de tráfico de drogas da região. Na época, um segurança particular e seis policiais militares foram denunciados. Apenas três soldados foram presos, mas soltos no mesmo ano por falta de provas. O episódio ficou conhecido como Massacre da Sé e ganhou repercussão em vários países.


Baixe a lista das propostas habilitadas

Veja aqui a relação de projetos inabilitados e as justificativas para o indeferimento

Notícias relacionadas

Veja o resultado do concurso para criação do Marco em Respeito à População em Situação de Rua