Cosmópolis, portal sobre o tema das migrações, é lançado na Biblioteca Mário de Andrade

Parceria entre a SMDHC e o Instituto de Relações Internacionais da USP pretende se consolidar como referência na temática migratória de São Paulo

Criado para unificar, em uma base de dados comum e acessível, pesquisas, notícias, informes e bancos de dados de diferentes áreas sobre o tema das migrações internacionais, o portal Cosmópolis foi lançado ontem à noite, dia 13, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em solenidade que reuniu representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), além de pesquisadores e imigrantes de diferentes nacionalidades.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, ressaltou a importância do portal como canal de referência para os imigrantes que vivem na Cidade. “Nosso maior objetivo é dar cidadania ao imigrante, tratá-lo como cidadão que merece dignidade, e o portal é mais um passo concreto neste sentido." Sottili explicou que o portal Cosmópolis irá concentrar informações disponíveis sobre as migrações em São Paulo, reunindo material jornalístico e acadêmico. “Queremos transformar o Cosmópolis numa referência no que se refere à informação imigrante na Cidade”, afirmou.

A ferramenta está disponível no endereço usp.br/cosmopolis e integra o plano de ações do Projeto Cosmópolis, formulado para facilitar a implementação de uma política pública para migrantes em São Paulo. “O portal é um resumo do que estamos fazendo junto à comunidade imigrante. Além de trabalhos acadêmicos e informações gerais, o portal também vai abranger o trabalho das entidades e o calendário político dos imigrantes em São Paulo”, disse Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes da SMDHC.

O Projeto Cosmópolis é fruto de uma parceria firmada, em dezembro de 2013, entre a Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC e o Instituto de Relações Internacionais da USP. A médio prazo, espera-se reunir pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e instituições que se dedicam à temática das migrações no município de São Paulo, a fim de construir uma visão do conjunto da produção acadêmica e estatística, hoje bastante fragmentada, e facilitar o acesso à informação aos pesquisadores, aos atores políticos e sociais e especialmente aos migrantes.

Deisy Ventura, professora de Direito Internacional e livre-docente do Instituto de Relações Internacionais da USP, salientou a importância da prioridade ao tema dos imigrantes dado pela Prefeitura de São Paulo. Para ela, por falta de informação, atualmente é muito difícil começar uma pesquisa sobre as migrações na Cidade. “Salvo raras exceções, hoje não encontramos as informações que nos interessam. Queremos simplesmente criar um canal de comunicação com todas as linguagens para que, com o tempo, todos que se interessam pelo tema dêem uma olhada no portal”, explicou ela.

O portal conta, ainda, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert, do Centro Universitário Maria Antônia (USP) e do Coletivo Educar para o Mundo (EpM).