Centro de Referência Casa da Mulher 25 de Março muda de endereço

Unidade mantida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fez 1.769 atendimentos entre janeiro e outubro de 2023

O Centro de Referência Casa da Mulher 25 de Março está em novo endereço. O serviço de atendimento para mulheres vítimas de violência da Prefeitura de São Paulo agora está na Rua Melo Palheta, 32, Água Branca.

O equipamento é mantido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e sua Coordenação de Política para Mulheres que, no ano passado, realizou chamamento público para novo modelo de gestão das quatro Casas da Mulher, que agora é feita por Organizações da Sociedade Civil. A gestão deste equipamento é feita pelo Centro de Integração Assistencial e Profissional (CIAP) São Patrício.

“Esse é um momento importante, porque o edital de chamamento trouxe para a execução dessa política uma robustez e uma qualificação que há muito tempo necessitávamos. Ganhamos maior capilaridade de atendimento e agora oferecemos os serviços para mulheres vítimas de violência em todas as regiões da cidade. O Centro de Referência Casa da Mulher 25 de Março saiu da região central, onde está a Casa da Mulher Brasileira, e foi para a zona Oeste, onde não tínhamos nenhum equipamento”, disse Ana Cristina de Souza, coordenadora de Política para Mulheres da SMDHC.

Além de oferecer um espaço adequado para atendimento, cada Casa da Mulher tem 13 funcionárias entre elas: assistentes sociais, psicólogas, advogadas e orientadoras socioeducativas.

O atendimento ao público é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e o serviço oferece orientações sobre os direitos da mulher; sobre formas de acesso a serviços públicos e políticas públicas; atendimento socioassistencial, psicossocial e de orientação jurídica, individual ou em grupo; encaminhamento para a Rede de Enfrentamento à Violência, mantendo seu acompanhamento; atividades socioculturais visando o incentivo à participação social e política das mulheres; oficinas, palestras e outras atividades de formação e qualificação profissional para mulheres; atividades de sensibilização sobre violência contra a mulher voltadas para a comunidade em geral; apoio para produção de estudos e pesquisas sobre direitos das mulheres e sobre violência contra a mulher.

Oficinas gratuitas

A partir da semana que vem, o CRCM Casa da Mulher 25 de Março inicia as aulas das oficinas de bijuteria (toda segunda-feira, das 14 às 16h) e de costura criativa (toda quarta-feira, das 13h30 às 16h30). Os cursos têm a duração de um ano, são gratuitos e precisam de inscrição prévia, que deve ser feita pelo telefone (11) 3106-1100.

Conheça a rede de atendimento para mulheres vítimas de violência da SMDHC.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/mulheres/rede_de_atendimento/