Rede Cozinha Escola inaugura nova unidade na região sul

O programa financia cozinhas comunitárias para fornecer refeições à população vulnerável e conta com 47 organizações da sociedade civil parceiras

A Prefeitura de São Paulo inaugura na próxima terça-feira (26/12) mais uma unidade do Rede Cozinha Escola, na Pedreira, região sul da cidade de São Paulo, com um almoço, marcado para às 11h, no Centro de Convivência Itatinga.

O programa sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da sua Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA) tem por finalidade produzir refeições para a população vulnerável da cidade e fornecer capacitação para a área de serviços de alimentação, em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC). A OSC responsável pela nova unidade é o Centro de Convivência Itatinga, parceira da Prefeitura de São Paulo na gestão de uma creche.

As organizações participantes que se credenciaram no Rede Cozinha Escola são entidades sem fins lucrativos, sociedades cooperativas e organizações religiosas que se dedicam a atividades ou projetos de interesse público e cunho social. O programa foi lançado em 19 de julho deste ano e já conta com 51 organizações parceiras produzindo e distribuindo refeições.

Os relatos das OSC que já tem cozinhas funcionando são emocionantes. Elas vêm se tornando referência não só pelas refeições de qualidade, mas também por proporcionar educação alimentar, acolhimento, respeito e dignidade.

O poder público ajuda na reforma e adaptação das cozinhas comunitárias para a produção e distribuição das refeições em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Pela parceria, cada Organização da Sociedade Civil recebe recursos para contratar trabalhadores e deve assegurar a oferta de no mínimo 400 refeições diárias, de segunda a sábado, segundo as necessidades da comunidade ou do grupo social assistido, de acordo com os padrões estabelecidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Cada OSC também receberá três beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT), que participarão das formações em serviços de alimentação, de responsabilidade da SMDHC ou instituição parceira, para exercer atividades no dia a dia da cozinha.

“Além de distribuir refeições balanceadas, o Rede Cozinha Escola fortalece os vínculos com a comunidade e a economia local, com a geração de empregos e a aquisição de produtos, além de se constituir em uma base para atividades empreendedoras. Promove também a educação em alimentação e sustentabilidade”, explicou Soninha Francine, secretária de Direitos Humanos e Cidadania.

A responsável pelo Centro de Convivência Itatinga, Maria de Lourdes Teixeira Brito é moradora da região da Pedreira há mais de 40 anos. Ela conta que a sua mãe trabalhava na zona agrícola, cuidou com muita dificuldade de 14 filhos e a todos deu o que comer. “Criou os filhos com o trabalho duro no cabo da enxada. Ela estaria muito orgulhosa de ver o que conseguimos realizar aqui”, afirma.

Além de administrar uma creche, Maria de Lourdes, apoia as famílias da região com a ajuda de um supermercado que doa produtos para distribuir para a população local mais necessitada. Os beneficiados são pessoas idosas, mães de família e seus filhos, muitas das quais, que foram abandonadas pelos maridos ou companheiros.

SERVIÇO
O quê: Inauguração de mais um Rede Cozinha Escola
Onde: Centro de Convivência Itatinga (Estrada do Retiro, 50, Pedreira)
Quando: Terça-feira, 26/12.
Horário: a partir das 11h