3° Seminário de Políticas para a População em Situação de Rua debate as ações de zeladoria urbana na cidade de São Paulo

Inscrições abertas para o evento que ocorre no dia 04 de outubro no SESC Bom Retiro

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário de Políticas para a População em Situação de Rua, a primeira edição realizada após a pandemia, que discutirá as ações de zeladoria urbana na cidade de São Paulo.

Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de sua Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, o evento ocorrerá no dia 04 de outubro das 9h às 18h no Sesc Bom Retiro (Al. Nothmann, 185). Esta data faz parte do calendário de eventos da cidade como Dia Municipal de Combate à Aporofobia, isto é, da aversão à pobreza.

O Seminário contará com quatro mesas de debate e uma apresentação artística de encerramento. O evento é aberto para a sociedade civil, pesquisadores, população em situação de rua, representantes do poder público e todos os demais interessados. As inscrições são limitadas e ocorrem mediante preenchimento de formulário (clique aqui) até 28 de setembro ou término de vagas.

No espaço do SESC, os participantes também poderão visitar a Feira da Pop Rua, com exposição e venda de itens produzidos por coletivos e organizações da população em situação de rua.

Para as pessoas em situação de rua participantes do evento haverá transporte gratuito e, no período do almoço, lhes serão fornecidas marmitas e espaço para alimentação no Museu da Energia, localizado em frente ao SESC. Nesse período também será disponibilizada visita guiada ao Museu, que está em um prédio construído entre 1890 e 1894, e é mantido pela Fundação Energia e Saneamento.

Para a secretária Soninha Francine que fará a abertura do seminário, “o direito a um espaço urbano limpo e convidativo é de todas as pessoas; a reponsabilidade por ele, também. As pessoas em situação de rua não podem ser vistas como alvo da zeladoria urbana e culpadas pela sujeira nas ruas; precisamos construir um convívio em que todos compreendam os desafios da coletividade”.

A coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua, Luiza Rabinovici Trotta, também falou sobre a importância do Seminário: “São Paulo é uma cidade pioneira no país quanto as suas jurisdições que tratam sobre os direitos da população em situação de rua em ações de zeladoria urbana, isso, sem dúvidas, é fruto da força do Comitê PopRua que é composto por movimentos, lideranças e representantes das secretarias que estão comprometidos com os direitos da população em situação de rua. Sendo assim, o seminário vem nesse caminho de reunir diversos atores para debater e desenvolver estratégias sobre como podemos ter uma cidade limpa para todas as pessoas, inclusive a população em situação de rua. Sem sombra de dúvidas é de extrema importância o fomento desse espaço de discussão para que possamos seguir alinhando de maneira humana esses diversos interesses e demonstrar que há esforço da prefeitura para tanto”.

Confira a programação do Seminário:

9h-10h - Credenciamento
10h-10h30 - Abertura - As disputas históricas pelo espaço urbano
10h30-12h00 - Mesa 1 - Zeladoria urbana e garantia de direitos: como podem caminhar juntas?
12h00-13h15 - Mesa 2 - Os desafios apresentados em denúncias de violação de direitos em ações de zeladoria urbana: quais as possibilidades de resolução e encaminhamentos?
13h15-14h30 - Pausa para almoço
14h30-15h45 - Mesa 3 - A figura mediadora em ações de zeladoria urbana.
15h45 - 17h00 - Mesa 4 - Direito à cidade e participação social: perspectivas do território.
17h-18H - Encerramento com apresentação artística.

Venha discutir as políticas para a população em situação de rua na cidade de São Paulo!