SMDHC presente na inauguração da Praça Dorina Nowill

 

 

O domingo de sol (22) foi dia de homenagear uma das principais figuras femininas da cidade de São Paulo: Dorina Nowill. Fundadora da instituição que leva seu nome, Dorina – falecida em 29 de agosto de 2010 – foi uma cidadã que, desde muito jovem, trabalhou em prol da defesa dos direitos humanos e sociais dos cidadãos com e sem deficiência. Neste domingo, virou nome de praça, na Vila Clementino.

A inauguração do espaço foi realizada com uma pequena festa, aberta à comunidade. A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, esteve presente. “Dorina foi importante para a defesa dos direitos de muitas pessoas não só na cidade de São Paulo, mas em todo o Brasil. A impressão de livros em Braille, o apoio às pessoas com deficiência visual, a prova de que é possível ter qualidade de vida o tempo todo são exemplos que ela deixou”, afirmou.

Eloisa Arruda ainda reforçou a importância do trabalho da instituição. “A Fundação Dorina Nowill é importante por estender seus braços em todas as direções, beneficiando pessoas que, muitas vezes, o poder público não consegue atingir. Por isso é importante auxiliarmos instituições idôneas, valorizando esse trabalho, realizando parcerias e fiscalizando rigorosamente a correta aplicação de verbas públicas – como, por exemplo, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. É nosso dever, para que essas verbas possam realmente ajudar a quem precisa”, completou.

Além da secretária participaram da inauguração o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o secretário adjunto da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, o prefeito regional da Vila Mariana, Benedito Mascarenhas Louzeiro, e outras autoridades. Representando a Fundação Dorina Nowill para Cegos estiveram presentes o superintendente, Alexandre dos Santos Oliveira Munck, a presidente do Conselho de Curadores, Ika Fleury, e Carlos Norwill, filho de Dorina.

A Praça Dorina Nowill fica na rua Agostinho Rodrigues Gomes Filho, entre as ruas Leandro Dupret e Cel. José Dionísio Gouveia.