SMDHC participa de comemoração do Dia Nacional do Teatro Acessível

  

 

O Teatro Cacilda Becker, na Lapa, zona oeste, foi o cenário para a primeira comemoração do Dia Nacional do Teatro Acessível em todo o país. A iniciativa, parte do calendário municipal do Setembro de Luta Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi realizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e contou com uma apresentação do grupo teatral “Os Inclusos e os Sisos”, criado pela ONG Escola de Gente – Comunicação e Inclusão. A peça, que apresenta diversas situações de preconceito e desconhecimento sobre a situação da pessoa com deficiência e a sociedade inclusiva, também contava com oito recursos de acessibilidade – como intérprete de Libras, audiodescrição, leitura Braille e formatos digitais – permitindo que qualquer pessoa pudesse aproveitar o espetáculo.

“A SMPED tem como missão conduzir ações para implantar políticas públicas, que garantam o direito dessa parcela da população. A cultura abre horizontes e traz conhecimento. Por isso, é dever garantir o acesso de todos, independentemente de suas características”, avaliou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato.

Fundado em 1988, o Teatro Cacilda Becker passou por uma reforma e foi reaberto em 2009, totalmente adaptado para o acesso de qualquer pessoa e adequado às condições de acessibilidade. A convite do secretário Cid Torquato, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, participou da cerimônia e assistiu a peça. Estiveram presentes ainda o secretário municipal da Cultura, André Sturm, e a fundadora da ONG Escola de Gente, Cláudia Werneck, entre outros convidados.


Dia Nacional do Teatro Acessível

Com a sanção da Lei 13.442/17, foi determinado que 19 de setembro será o Dia Nacional do Teatro Acessível. A data tem como objetivo promover a cultura por meio de atividades cênicas, que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência.