Secretaria Municipal de Direitos Humanos recebe convite de parceria com a Virada da Maturidade

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania recebeu convite para participar da terceira edição do evento “Virada da Maturidade” que acontecerá dos dias 26 de setembro a 01 de outubro deste ano. A proposta de parceria aconteceu durante encontro de uma das idealizadoras, a psicóloga Fernanda Gouveia, com a secretária Eloisa Arruda, na última sexta-feira, 14 de julho. Estiveram presentes também a produtora Regina Oliveira e a coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Elisabeth Ferreira.

Idealizada pelos psicólogos Fernanda Gouveia e Fernando Seacero, a “Virada da Maturidade” foi criada com objetivo de promover discussões e atitudes positivas sobre o “bem envelhecer”. Nos eventos anteriores ocorreram oficinas, aulas abertas, danças, filmes, mostras de talentos, avaliações médicas e atividades físicas. Somando-se também diversas palestras que identificaram as potencialidades humanas a partir do envelhecimento.

Em sua primeira edição, a Virada da Maturidade teve um total de 145 atividades, realizadas em 19 locais com um público de aproximadamente 10 mil pessoas. Para este ano, o grupo espera atingir 17 mil. A Virada oferece também atividades que envolvem interação de idosos com participantes de todas as faixas etárias.

“A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania promove muitas ações de cidadania que integram cultura, educação, esporte e trocas de experiências. Recebi esse convite com entusiasmo e acredito que esta parceria poderá trazer excelentes resultados para São Paulo”, comentou Eloisa Arruda.

A secretária enfatizou também que é importante a conscientização de todos sobre as transformações sociais causadas pelo envelhecimento . “ A sociedade deve contribuir com ações que ofereçam às pessoas perspectivas de escolhas, de trabalho e saúde trazendo longevidade com qualidade de vida”.

“O evento, protagonizado por pessoas acima de 50 anos, pretende inspirar todas a gerações para quebra de estereótipos negativos associados ao envelhecimento”, afirmou Fernanda Gouveia. “Queremos promover reflexão sobre como queremos envelhecer e sobre o empoderamento da pessoa idosa com aproveitamento do potencial disponível em todas as fases da vida”, completou.