SMDHC acompanha ação na cracolândia e ressalta consideração aos direitos humanos

Ação da Prefeitura na região da Cracolândia

Equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) estão acompanhando as ações da saúde e assistência social na Cracolândia, após a operação das polícias Militar e Civil, no centro de São Paulo, neste domingo. Sabemos que é necessário combater o crime organizado e tráfico de drogas na região. Mas também é preciso levar em conta os aspectos humanos sensíveis e específicos do território, missão árdua e trabalhosa.

Parte dos dependentes se recusa a ir para abrigos da Prefeitura, o que aumenta a situação de vulnerabilidade em tempos de baixas temperaturas. E esses dependentes continuam tendo seus direitos violados e sendo reféns do tráfico de drogas.

Para que o trabalho na Cracolânda tenha o resultado esperado – fim das cenas de uso, tratamento para dependentes, cuidado com o morador em situação de rua – será preciso que as ações da administração pública estejam unificadas e que preservem os direitos dessa população. Só assim poderemos alcançar os resultados que a sociedade deseja e a cidade de São Paulo precisa.