Zona leste ganha Centro e Unidade Móvel de Cidadania LGBT

O Centro se chama Laura Vermont em homenagem à travesti assassinada na região há um ano

A partir desta sexta-feira (01/07) a zona leste de São Paulo contará com dois novos equipamentos de atendimento à população LGBT. O Centro de Cidadania LGBT e Unidade Móvel de Cidadania LGBT serão inaugurados às 11h, na Avenida Nordestina, em São Miguel Paulista.

Os equipamentos são entregas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para LGBT e vão se somar aos dois Centros e Unidades Móveis de Cidadania LGBT que atendem o centro e a zona sul, com o objetivo de auxiliar a população LGBT em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência física e psicológica motivadas pela discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. O Centro oferece atendimento psicológico, assessoria jurídica, assistência social e encaminhamento para as políticas públicas da Prefeitura de São Paulo.

O novo espaço possui 381,50 m² de área construída, teve um investimento de R$497 mil e foi nomeado em homenagem à travesti Laura Vermont, assassinada na região, vítima de violência motivada por sua identidade de gênero há um ano a. Ela tinha 18 anos quando foi agredida e assassinada na Avenida Nordestina.

Para Alessandro Melchior, coordenador de Políticas para LGBT da SMDHC, a localização e o nome do Centro marcam o começo de uma nova conjuntura para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e principalmente travestis e transexuais de São Paulo. “O Centro vem garantir os direitos da população LGBT na região, para que casos como de Laura Vermont não venham a se repetir”, ressalta.


A terceira Unidade Móvel teve um investimento de R$112.800 e irá percorrer a região da zona leste para aproximar o Centro de Cidadania LGBT da população, com atendimentos de quarta a domingo. O veículo, que realiza até dois atendimentos por vez, oferece teste rápido de HIV/Aids por fluido oral, atendimento às vitimas de violência, encaminhamento para serviços de assessoria jurídica e psicológica, orientações sobre o Programa Transcidadania e atividades educativas e culturais.

O secretário da SMDHC, Felipe de Paula, destaca a importância de iniciativas como essa acontecerem em todas as partes da cidade. “Com o Centro e a Unidade Móvel aqui em São Miguel, nós invertemos a lógica que o cidadão precisa ir até as políticas públicas. A cidadania efetiva exige o contrário, as políticas públicas devem chegar até cidadão e garantir os direitos de todos”.

Serviço
Inauguração do Centro de Cidadania LGBT “Laura Vermont” e Unidade Móvel de Cidadania LGBT Leste
Data: 01/07/2016
Hora: 11h
Local: Av. Nordestina, 496 – São Miguel Paulista