Tenda do “De Braços Abertos” ganha novas instalações

Com a reforma, o espaço garante maior qualidade de vida aos beneficiários do programa

Aconteceu hoje (9) a reinauguração da tenda do programa "De Braços Abertos" , no bairro da Luz, centro de São Paulo. O objetivo do evento era apresentar aos beneficiários do programa e aos servidores do território as melhorias feitas. Os serviços de banheiro, lavanderia, chuveiro e bebedouros foram reabertos com melhorias e reformas.

Além disso, uma cartilha sobre drogas foi lançada e distribuída aos participantes. Chamada “Ouvi falar..”, o material foi lançado por meio de uma parceria entre a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e o Conselho Regional de Psicologia. A elaboração da cartilha visa instruir os beneficiários do programa a respeito de políticas públicas e ações de redução de danos.

A reabertura da tenda foi marcada por diversas oficinas e workshops abertos ao público. O projeto Cidadania Rodante, que realiza intervenções culturais semanalmente nas ruas da Luz, também foi colocado em prática e uma nova horta urbana começou a ser produzida pelos presentes.

Felipe de Paula (SMDHC) e a artesã Juliana Ferreira de Moraes, de 27 anos, que está no programa há dois anos e frequentando oficinas de artes plásticas

Participaram do evento os secretários municipais Felipe de Paula (Direitos Humanos e Cidadania), Benedito Mariano (Segurança Urbana), Alexandre Padilha (Saúde), e Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social). Além deles, estiveram presentes Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), e Manoela Miklos, da Open Society Foundations.

O local é frequentado por 454 beneficiários do Programa “De Braços Abertos”, que são atendidos por profissionais da saúde, orientados para atividades que propiciem a geração de renda e recuperação de vínculos com familiares.

No espaço, localizado na Rua Helvétia, atuam 300 profissionais da saúde, com equipes de psicólogos, médicos, enfermeiros, psiquiatras e assistentes sociais.