Nota pública sobre casos de estupro coletivo

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) se solidariza com as duas jovens brutalmente agredidas no dia 25 de maio. Os casos aconteceram na zona oeste do Rio de Janeiro e no interior do Piauí, com adolescentes de 16 e 17 anos, respectivamente.

No primeiro caso, além de ter sido estuprada por mais de 30 homens, a jovem foi exposta em redes sociais - o que configura crime nos termos da legislacao penal -, e teve seu sofrimento amplificado por meio de vídeos, fotos, comentários e acusações.

Em Bom Jesus, cidade de 22 mil habitantes, localizada a 600km de Teresina, a jovem foi violada por um homem de 18 anos e quatro adolescentes.

A violência sofrida pelas duas jovens, infelizmente, atesta a cruel estatística no Brasil de que 70% dos estupros cometidos vitimam crianças e adolescentes.

Um estupro acontece a cada 11 minutos no Brasil, de acordo com o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cujos dados mais recentes são de 2014. Naquele ano, 47,6 mil pessoas foram vítimas do crime no país.

É urgente e necessário tratar dessas questões, não como um tema pontual, mas como violências sistemáticas que acometem mulheres diariamente. Existe uma cultura de estupro que precisa ser fortemente combatida e desnaturalizada.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo repudia veementemente esses atos e reforça a necessidade de uma rede de fortalecimento que garanta a segurança e o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Violação dos direitos das mulheres é violação dos Direitos Humanos.