Prefeitura comemora Dia da Visibilidade Trans com programação especial aberta ao público

O evento debaterá empregabilidade, saúde, desafios cotidianos e fará uma análise detalhada sobre o primeiro ano do Transcidadania

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), preparou um seminário especial com os principais especialistas sobre o tema. O evento, aberto ao público, acontece na próxima sexta-feira (29) na Galeria Olido (Av. São João, 473 – República) a partir das 8h30.

A programação conta com a presença de nomes como Ângela Pires, representando a assessoria de Direitos Humanos da ONU, Keila Simpson da ANTRA – Articulação Nacional das Transgêneros e Beto de Jesus, da AHF Brasil (AIDS Healthcare Foundation).

O seminário é organizado pela Coordenação de Políticas LGBT da SMDHC e terá como destaque uma análise detalhada sobre o primeiro ano do Transcidadania, o maior programa de reintegração social para o público ‘T’ do Brasil.

No período da manhã, o evento propõe um diálogo entre ativistas, pesquisadores, travestis, mulheres e homens transexuais sobre empregabilidade, desafios e oportunidades no atual mercado de trabalho. À tarde serão debatidos temas relativos à saúde integral e os Direitos Humanos, com ênfase no combate ao preconceito e na prevenção de DSTs. Temas como acesso à hormonioterapia e uso de silicone também estarão em pauta.

Dia da Visibilidade Trans

O Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, foi estipulado em 2004, ano considerado um marco para o movimento de travestis e transexuais. Em parceria com o Ministério da Saúde, ativistas representando o público ‘T’, criaram a primeira campanha nacional voltada para esse público, com tema “Travesti e respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos. Em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”.

A partir daí, o dia 29 de janeiro passou a ser reconhecido pela população LGBT como o Dia da Visibilidade Trans. Foi nesta data que travestis, homens e mulheres Trans foram recebidas, pela primeira vez, em audiência pelo Ministro da Saúde para falar sobre as dificuldades, conquistas e avançar em reconhecimentos aos direitos humanos dessa população.

Serviço
Seminário do Dia da Visibilidade Trans
Data: 29 de Janeiro
Local: Av. São João, 473 – República (Sala Olido da Galeria Olido)
Horário: 8h30 às 19h