Prefeitura e Ministério Público se unem para enfrentar a violência contra a juventude

Ações previstas incluem coleta de denúncias e audiências públicas na periferia

A Prefeitura de São Paulo e o Ministério Público assinam na próxima quarta-feira, dia 29, um Termo de Parceria para o enfrentamento da violência contra a juventude da cidade. O termo visa, dentro da estratégia do Plano Juventude Viva, promover o intercâmbio de experiências, informações e conhecimentos relativos à juventude da cidade de São Paulo, com objetivo de fomentar o debate institucional e aprimorar a atuação das instituições envolvidas.

A cerimônia de assinatura ocorrerá no Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, nº 15), 7º andar, às 10 horas. Uma das ações previstas no termo é a disponibilização de canal específico junto ao Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público para a coleta de denúncias de violação de direitos humanos contra os jovens da cidade. O termo prevê ainda a realização de audiências públicas sobre violação de direitos humanos dos jovens na periferia da cidade.

Segundo pesquisa divulgada pela Anistia Internacional em 2015, 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2012, sendo que 30 mil eram jovens entre 15 e 29 anos e, deste total, 77% eram negros.

“Ao fortalecermos a cooperação entre os dois órgãos, buscamos contribuir para a redução da vulnerabilidade da juventude negra e de sua submissão à violência estatal, com a conseqüente prevenção de homicídios”, diz Claudinho da Silva, coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

O evento contará com a presença do prefeito Fernando Haddad, de Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania e de Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral do Ministério Público.


Ato de Assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Ministério Público para o Enfrentamento à Violência Contra a Juventude
Dia 29 de julho, quarta-feira, às 10h
Local: Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, 15)

Assessoria de Imprensa
Luciano Velleda
lucianovelleda@prefeitura.sp.gov.br
Tel. 11 3397 1449