Publicação “Respeitar é Preciso!” é lançada na Biblioteca Monteiro Lobato

Material pedagógico aborda os temas da Democracia na Escola, Igualdade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Sujeito de Direito

A apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Francisco de Mont’ Alverne, integrantes da Academia Estudantil de Letras, marcou a cerimônia de lançamento da coleção “Respeitar é Preciso!”, na manhã desta sexta-feira (20), na Biblioteca Monteiro Lobato. O material aborda temas como: Democracia na Escola, Igualdade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Sujeito de Direito. Com tiragem inicial de mil exemplares, o conteúdo será distribuído nas 20 escolas da Rede Municipal de Educação que já fazem parte dos quatro Centros de Educação em Direitos Humanos em funcionamento na cidade de São Paulo.

“Esse ato faz parte de uma estratégia de educação que estamos desenvolvendo em São Paulo. Queremos uma cidade fundada em novos valores, que são os valores dos direitos humanos. Por isto, o projeto "Respeitar é Preciso!" começa com quem é mais importante, as crianças”, afirmou Rogério Sottili, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC).

Sottili destacou que muitos dos problemas verificados hoje nas escolas da rede pública municipal ocorrem justamente porque as instituições estão inseridas numa cultura de violência que permeia todo o país. E que somente políticas públicas que valorizem o respeito à democracia e à diversidade poderão alterar esse panorama. “É preciso termos o diagnóstico da situação e depois um conjunto de ações para enfrentar essa violência, ações que na maioria das vezes são de direitos humanos. Daqui um tempo, vamos lembrar do quanto foi significativo lançar esse material tão simples e tão importante”, disse Sottili.

A publicação é resultado de uma parceria da SMDHC com a Secretaria Municipal de Educação (SME), em convênio com o Instituto Vladimir Herzog, para implementar e difundir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos na Rede Municipal de Educação (RME). O conteúdo das publicações foi produzido por cerca de 650 educadores da Rede, que participaram das formações em Educação em Direitos Humanos e Cidadania que ocorreram em todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE), em 2014.

O material completo está disponível no Portal Educação em Direitos Humanos, acesse aqui!

Emilia Sipriano, secretária-adjunta da SME, destacou que não basta trabalhar as questões conceituais. “Temos em nossas mãos seres humanos. E essa teia que estamos constituindo é um dos exercícios mais complexos, por envolver princípios éticos, estéticos e políticos”, afirmou. Para o diretor pedagógico da SME, Fernando Almeida, o projeto “Respeitar é Preciso!” é um embrião, embora já muito discutido.

Os mil exemplares a serem distribuídos e trabalhados nas escolas em 2015 serão avaliados e, para 2016, devem ser impressos mais 40 mil exemplares.

 

facebook.com/SMDHC