Eduardo Suplicy toma posse como novo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Durante a solenidade, o ex-senador reafirmou o compromisso de estar à disposição dos movimentos sociais e lutar por justiça para todos

O Prefeito Fernando Haddad empossou nesta segunda-feira (02) o ex-senador Eduardo Suplicy como novo secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A cerimônia de posse ocorreu no hall de entrada do Edifício Matarazzo, sede do executivo municipal. Rogério Sottili, que esteve à frente da pasta de Direitos Humanos e Cidadania nos dois primeiros anos da gestão, permanece na Secretaria agora como secretário-adjunto. Na mesma solenidade foi também empossado o novo secretário de Relações Governamentais, Alexandre Padilha, substituindo Paulo Frateschi.

“Estas pessoas estão chegando com espírito de colaboração. Imaginem a minha honra em receber um senador como Suplicy e um ex-ministro de Relações Institucionais”, declarou Fernando Haddad. O prefeito fez questão de dizer que sua relação com os novos secretários não é hierárquica. “Nascemos juntos na militância. Como soldado ou como general, estamos prontos para a guerra. Infeliz do chefe que tem medo de uma estrela maior”, disse.

Haddad afirmou que, pela primeira vez, a cidade de São Paulo tem uma gestão que olha no curto prazo mas também no médio e no longo, citando como exemplo o novo Plano Diretor e a renegociação da dívida do município. “Estamos olhando para daqui a 15 ou 20 anos”, completou. Segundo o Prefeito, o desafio dos dois novos secretários é garantir que os canais de participação da sociedade “estejam desobstruídos”.

Ao transmitir o cargo, Rogério Sottili lembrou que aceitou o convite do Prefeito Haddad, em dezembro de 2012, sabendo que além de uma Secretaria deveria criar uma agenda de direitos humanos numa cidade marcada por violações. “Entregamos um primeiro ciclo de dois anos com grandes realizações, construímos políticas transversais e demos visibilidade a grupos historicamente marginalizados”, declarou Sottili, recordando a retomada da investigação das ossadas da Vala Clandestina de Perus, a inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos da Ditadura, a criação dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH), do Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), do Plano Juventude Viva e do recém lançado Transcidadania. Sottili afirmou ainda que ser uma honra receber o ex-senador Eduardo Suplicy. “Teremos à frente um dos mais conhecidos lutadores pela cidadania. Isso só fortalece nossa batalha”, disse.

Durante sua fala, Suplicy ergueu os braços do colega Rogério Sottili num gesto de reconhecimento e de união. “É com muita alegria que seguiremos juntos para realizar todos estes programas”, afirmou o novo secretário de Direitos Humanos e Cidadania da prefeitura de São Paulo. Suplicy disse querer estar sempre à disposição dos movimentos sociais e contou que ainda ontem esteve em contato com cerca de 300 pessoas em situação de rua que talvez sejam removidas do Viaduto Bresser.

Suplicy relembrou momentos de sua trajetória política, dando especial ênfase à fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), ao movimento das Diretas Já e a campanha pela ética na política, na esteira dos acontecimentos que levaram ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor. O ex-senador leu ainda trechos da Constituição Federal e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Quero colocar em prática aqueles elementos que venham elevar a justiça para todos. Se for para haver diferença social que seja em benefício dos menos favorecidos e de maneira a prover igualdade a todos.”

Eduardo Suplicy ponderou que numa metrópole de 12 milhões de habitantes, a cada instante acontecem ofensas aos direitos humanos. “Podem me chamar. Na medida do possível estarei sempre presente.”