Festa “Alasitas” traz para São Paulo as tradições culturais da Bolívia

Com apoio da Prefeitura de São Paulo, evento reúne dança, música, gastronomia e artesanato no Parque Dom Pedro II

Comemorada todo dia 24 de janeiro, a feira boliviana Alasitas – celebração do Deus da Abundância, El Ekeko – acontece mais uma vez na cidade. A festa, tradicional de La Paz, é realizada desde 1999 pela comunidade boliviana residente em São Paulo e, no ano passado, foi incluída no calendário oficial do município.

Organizada pela Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra (ASSEMPBOL), a última edição do evento no Parque Dom Pedro reuniu 30 mil pessoas.

Este ano, o local receberá mais de 80 barracas de gastronomia, artesanato e outros produtos tradicionais. Serão servidos o pacenõ original de La Paz, composto de batatas, favas (vagens), choclo (milho), carne e queijo fritos, e a chicha, bebida de milho fermentada que pode ser misturada com diversas variações de ingredientes como cereais, frutas e amendoim.

A programação traz, ainda, apresentações dos grupos Proyección e Dulce Floricielo e uma reprodução da cerimônia challa, ritual andino realizado com serpentinas coloridas e pétalas de flores, que celebra Pachamama: divindade protetora da fertilidade e da abundância. A estimativa de público para esta edição é de 35 mil pessoas.

Além do Parque Dom Pedro II, na região central, a festa será comemorada em outros 4 pontos da cidade - Praça Cívica do Memorial da América Latina, Parque Linear Tiquatira, no Jardim Brasil, Bom Retiro - e no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos.

Festa Alasitas 2015
Local: Parque Dom Pedro II
Praça Cívica Ulisses Guimarães, centro
24/1, das 10h às 19h
Entrada livre e gratuita