Centro de Educação em Direitos Humanos é inaugurado na zona leste da Cidade

Integrado ao CEU São Rafael, polo funcionará na promoção da cultura de direitos humanos e cidadania e de valorização da diversidade

Na quarta-feira, dia 24, foi inaugurado o primeiro Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), integrado ao Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, no bairro de São Mateus, região leste da capital. O projeto de criação dos CEDHs foi lançado em abril desse ano em cerimônia na sede da Prefeitura de São Paulo e prevê, além da unidade em São Mateus, mais três polos localizados nos CEUs Jardim Paulistano (zona norte), Pêra-marmelo (zona oeste) e Casablanca (zona sul).

Fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), os CEDHs funcionarão como polos permanentes de trabalho em cidadania e educação em direitos humanos, promovendo a valorização da diversidade e buscando formas de reduzir manifestações de discriminação de todas as naturezas.

Para o secretário municipal de Educação, Cesar Callegari, tratar o tema dos direitos humanos no ambiente escolar é terreno fértil para o trabalho de professores, gestores e alunos. “Essa temática deve ser algo que se incorpore à perspectiva de toda a vida desses jovens, dos professores e de suas famílias”, disse.

Aberto a toda a população, o CEDH CEU São Rafael desenvolverá atividades permeadas por temas como diversidade sexual, igualdade étnico-racial, preconceito e direito à memória e à verdade. Educadores, estudantes e comunidade se reunirão periodicamente para definir os temas mais relevantes dentro de cada contexto e montarão um calendário de atividades, reuniões e oficinas, além da elaboração coletiva de material pedagógico.

“A educação em direitos humanos na cidade de São Paulo é fundamental para a promoção da consciência cidadã, do respeito e valorização da diversidade, do conhecimento e prática dos direitos, do fortalecimento do convívio democrático e da formação em valores que perpetuem os direitos humanos e a cidadania”, afirmou Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, durante a cerimônia de inauguração.

Para acompanhar o desenvolvimento do projeto, de maneira ampla e democrática, foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) do CEDH CEU São Rafael. Com participação livre, este grupo definirá as atividades e rumos do CEDH. São fazem parte do GT diversos representantes de unidades educacionais e diretorias regionais.

O evento de inauguração contou, ainda, com apresentações dos alunos das Unidades Educacionais: CEI São Rafael, EMEI Roque Spencer, EMEF Alceu Amoroso Lima, EMEF Julio de Grammont e Pólo Polibilíngue da EMEF Cândida Dora Pino Pretini. Veja imagens a seguir.