2ª Oficina do ENTRETODOS 2014 reúne representantes dos pontos de exibição para orientações sobre a Mostra Competitiva

Participantes receberam materiais de apoio e orientações sobre a Mostra

Na quarta-feira, dia 17, a Galeria Olido recebeu a 2ª Oficina de Formação do 7º Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS. O encontro reuniu representantes de 40 dos 57 pontos de exibição do Festival, com o objetivo de divulgar e preparar a Mostra Competitiva que ocorrerá entre os dias 03 e 07 de novembro.

Educadores e gestores culturais responsáveis pelas exibições nos CEUs, centros culturais e organizações da sociedade civil receberam materiais de apoio e participaram de uma atividade prática de simulação de uma sessão da Mostra. Durante a atividade, que exibiu curtas da edição 2013, os presentes receberam orientações sobre o método de contagem dos votos e participaram de uma roda de conversa sobre os curtas apresentados, da mesma forma como ocorrerá nos pontos de exibição na Mostra Competitiva.

A oficina foi orientada pelo curador do ENTRETODOS, Jorge Grinspum, e pelo coordenador-adjunto de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, Jonas Waks, que apresentou a apostila de orientações sobre o uso de recursos audiovisuais para educadores e conduziu uma rodada de questões e dúvidas com os presentes.

Para esta edição, a organização do festival procurou potencializar sua política de interação com a rede escolar municipal, ampliando a realização de atividades de formação para uso do material audiovisual e sensibilização sobre os temas dos Direitos Humanos: foram realizadas oficinas nas 13 Diretorias Regionais de Educação, além de duas oficinas centralizadas. Este ano o evento ampliou a quantidade de pontos de exibição para 57 e atingiu o maior número de vídeos inscritos, totalizando 397 vídeos.

O Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS busca fortalecer o potencial educativo da arte e estabelecer um diálogo franco e direto com a população da Cidade para disseminar e fortalecer a cultura dos direitos humanos.