Gabinete Itinerante: Rogério Sottili visita Subprefeitura Freguesia/Brasilândia em ação coordenada pela Prefeitura de São Paulo

Projeto da Secretaria do Governo Municipal promove diálogo dos secretários municipais com a população local nas subprefeituras da Cidade

Nesta terça-feira, dia 9, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia recebeu o secretário Rogério Sottili e representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, para ouvir a população e dialogar sobre programas e ações desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo na região. A visita integra o Gabinete Itinerante, projeto da atual gestão da Prefeitura organizado pela Secretaria do Governo Municipal com o objetivo de aproximar as agendas das secretarias municipais e subprefeituras, fortalecer um modelo de gestão transparente e ampliar os canais de participação social.

A equipe da SMDHC foi recebida pelo subprefeito Bruno Ghizellini Neto e por um grupo de articuladores locais entre moradores, conselheiros tutelares, representantes de organizações sociais, gestores dos CEUs, Casas de Cultura e do Centro Cultural da Juventude.

Bruno Ghizellini Neto, subprefeito da Freguesia/Brasilândia e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Durante sua fala de abertura, Rogério Sottili apresentou algumas das principais ações conduzidas pela atual gestão da Prefeitura envolvendo as áreas de transporte, habitação, educação e saúde e destacou programas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania já em andamento na região. “Nós temos uma participação muito direta nessa região. Temos o Centro de Educação em Direitos Humanos funcionando no CEU Jardim Paulistano; dois Conselhos Tutelares que temos acompanhado e fortalecido; e o Juventude Viva, muito presente aqui na Brasilândia e na Freguesia do Ó; com ele pretendemos combater e inverter a cultura da violência ainda presente nas regiões periféricas da Cidade, e que afeta principalmente a juventude negra”, disse Sottili.

O coordenador de Políticas para Juventude da SMDHC, Gabriel Medina, também participou do diálogo e esclareceu dúvidas acerca do funcionamento do Plano Juventude Viva. “Nós não estamos trazendo ideias de cima para baixo, ao contrário: estamos construindo políticas num processo participativo, procurando entender onde são os pontos de violações de direitos, onde estão os pontos de promoção de direitos e onde nós temos pontos de encontro dos jovens. Dessa forma, estamos potencializando nossa política pública, num padrão novo, diferente daquele adotado anteriormente”, afirmou.

Esta foi a primeira visita realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no âmbito do projeto Gabinete Itinerante e outros encontros já estão sendo planejados.